LOADING

Type to search

México firma “Acordo de Cooperação” com o MERCOSUL

Share

Na sexta-feira da semana passada, dia 9 de setembro, o México firmou um “Acordo de Cooperação” comercial com o MERCOSUL no setor automotivo, visando estimular e integrar os mercados dos países envolvidos. Apesar de o Documento ter sido firmado entre os cinco países, sua assinatura se deu na sede da “Associação Latino-Americana de Integração” (Aladi), em Montevidéu, o que representará um passo importante para a posterior integração dos mercados de vários outros países.

 

A ALADI é uma das mais antigas iniciativas de integração da America Latina, criada em 12 de abril de 1980 pelo “Tratado de Montevidéu” e constitui-se no maior bloco de integração latino-americano (ao lado da recente UNASUL) com 12  países membros (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) e surgiu em substituição e para dar continuidade a anterior iniciativa da “Associação Latino Americana de Livre Comércio” (ALALC), criada em 1960. Representa, aproximadamente, 500 milhões de habitantes e 20 milhões de quilômetros quadrados*.

As autoridades envolvidas celebraram o acordo em função dos ganhos mútuos que resultarão do inicial intercâmbio comercial, que todos acreditam levará também ao intercâmbio na cadeia produtiva, nos investimentos e na transferência de tecnologia dentro de numa área ampliada e livre de obstáculos.

Como destacou Carlos Alvaréz, o secretário-geral da ALADI, “a liberação do comércio automotor é um passo central no processo integrador”**. Opinião compartilhada pelo representante permanente do Brasil, Regis Arslanian, que ressaltou “a importância do setor automotivo no comércio regional”***.

Analistas apontam que o processo está seguindo os passos da integração de outros “Blocos Econômicos” que partiram de núcleos mais desenvolvidos no processo de integração e foram incorporando mercados cujos processos produtivos estavam mais próximos do desenvolvido pelo núcleo inicial.

————

Fontes:

*Ver site da ALADI:

http://www.aladi.org/nsfaladi/arquitec.nsf/VSITIOWEBp/quienes_somosp

** Ver:

http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2011/09/09/mercosul-e-mexico-firmam-acordo-de-livre-comercio-no-setor-automotivo.jhtm

*** Ver:

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2011/09/10/internas_economia,269242/mercosul-e-mexico-firmam-acordo-de-livre-comercio-no-setor-automotivo.shtml

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!