LOADING

Type to search

México realiza encontro sobre inteligência artificial e mudança tecnológica

Share

De acordo com a Secretaria de Relações Exteriores (SER) mexicana, durante os dias 26 e 27 de abril a mesma recebeu a segunda reunião do Grupo de Especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudança Tecnológica Acelerada, Inteligência Artificial, Automatização e suas complicações para as Metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Escritórios da Secretaria de Relações Exteriores

Esta reunião, organizada em conjunto com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), buscou servir como um fórum para discutir as oportunidades e os desafios colocados pelo uso de novas tecnologias na consecução dos Objetivos e metas da Agenda 2030.

Esta reunião de Especialistas é o produto de uma iniciativa mexicana apresentada na Assembleia Geral da ONU em setembro de 2017, pelo Secretário de Relações Exteriores, Luis Videgaray Caso, que destacou a importância com que, através da ONU, a comunidade internacional promoveu o desenho de políticas públicas que mitiguem o impacto negativo de mudanças tecnológicas aceleradas nas sociedades, e as traduzam em oportunidades de desenvolvimento.

Humanoide

Na abertura do encontro, o subsecretário de Assuntos Multilaterais e Direitos Humanos, Embaixador Miguel Ruiz Cabanas, referiu-se às palavras do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, no sentido de que a globalização e avanços tecnológicos trouxeram benefícios desequilibrados para países, bem como o surgimento de fenômenos negativos ligados à inteligência artificial e à engenharia genética. Além disso, o subsecretário Ruiz Cabañas lembrou que a mudança tecnológica acelerada é um desafio inevitável para a comunidade internacional, uma vez que afeta todos os países e todos os grupos sociais.

Durante a reunião de dois dias, que incluiu a participação de representantes do Governo, organizações internacionais e especialistas reconhecidos no setor acadêmico e científico, foram geradas recomendações para tirar proveito das novas tecnologias, minimizando seus efeitos negativos nas sociedades. Essas recomendações serão apresentadas no Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que será realizado nos dias 5 e 6 de junho de 2018, em Nova York (EUA), co-presidido pelo México.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1Ilustração de cérebro robótico” (Fonte):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_artificial

Imagem 2Escritórios da Secretaria de Relações Exteriores” (Fonte):

https://es.wikipedia.org/wiki/Secretar%C3%ADa_de_Relaciones_Exteriores_(M%C3%A9xico)

Imagem 3Humanoide” (Fonte):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_artificial

Tainan Henrique Siqueira - Colaborador Voluntário

Mestrando em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos. Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Santos. Experiência acadêmica internacional na Cidade do México e atuação profissional no Consulado do Panamá e no Turismo Nuevo Mundo. Concluiu trabalho de extensão sobre Direitos Humanos e Refugiados, iniciação científica na área do Direito Internacional e da Política Externa Brasileira, sendo esta segunda iniciação premiada em terceiro lugar entre as áreas de ciências humanas e ciências sociais aplicadas da UniSantos em 2015. Atuou como Monitor na disciplina de Teoria das Relações Internacionais­I, durante o último semestre de 2015. Atualmente é monitor e pesquisador do Laboratório de Relações Internacionais da UniSantos em parceria com o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (LARI­IPECI), onde auxilia no desenvolvimento de projetos semestrais pautados por três frentes de pesquisa: 1) Direitos Humanos, Imigração e Refugiados; 2) Política Internacional e Integração Regional; e 3) Relações Internacionais, Cidades e Bens Culturais. Tem objetivo de seguir carreira acadêmica.

  • 1

1 Comments

  1. Qual será a próxima reunião?
    Vai ser no México?
    Como posso participar?

    Responder

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!