LOADING

Type to search

Ministra alemã chega ao Rio Grande do Sul e deverá firmar projetos de cooperação trilateral

Share

A ministra da Agricultura, Alimentação e Defesa do Consumidor da Alemanha, Ilse Aiegner, chegou ontem, dia 28 de agosto, ao “Rio Grande do Sul” (Estado que fica ao sul do Brasil). A visita tem como objetivo discutir e conhecer o Projeto de Cooperação entre o “Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo” (Sescoop) e a “Central de Cooperativas da Alemanha” (DGRV), que já ocorre há dois anos.

 

Em sua primeira visita a uma país latino-americano, a representante foi à cooperativa “Languiru”, no município de Teutônia, no Vale do Taquari (situada na região central do Rio Grande do Sul, esta região é formada por 36 municípios), para conhecer o sistema de produção diversificada implantado na região. 

De acordo com informações disseminadas pelo jornal “Zero Hora”*, a cooperativa “Languiru” será a única a ser visitada no Estado, sendo escolhida pelo modelo diversificado de produção, com 13 tipos de negócios baseados na criação de suínos, terneiros[1], aves e leite, em pequenas propriedades. A Cooperativa tem conseguido manter os jovens no campo por meio dessas atividades. 

Nesta visita, devem ser firmados “Projetos de Cooperação Trilateral”, envolvendo Brasil, Alemanha e países africanos, com a promoção do cooperativismo no Quênia.

Hoje, dia 29 de agosto, a delegação alemã vai conhecer a Expointer[2], em Esteio, onde será recepcionada pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e pelo secretário estadual de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi.

————————————

[1] No Rio Grande do Sul é um termo para bezerro.

[2] A Expointer é uma feira agropecuária de destaque nacional realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul. É considerada a maior exposição de animais da América Latina. A primeira edição ocorreu em 24 de fevereiro de 1901, em Porto Alegre. 

——————————

Fontes Consultadas:

* Ver:

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2012/08/ministra-da-agricultura-da-alemanha-firma-acordo-com-cooperativa-gaucha-antes-de-visitar-a-expointer-3867679.html

—————————— 

Ver Também:

http://agricultura.ruralbr.com.br/noticia/2012/08/brasil-e-alemanha-discutem-cooperacao-agricola-e-seguranca-alimentar-3866526.html

Ver Também

http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=458605

 

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!