LOADING

Type to search

Ministro alemão recebe críticas ao comparar Rússia com “Alemanha Nazista”

Share

Na semana passada (em 31 de março), o “Ministro das Finanças” alemão, Wolfgang Schauble, declarou em um evento ministerial que as ações recentes do Governo russo com a anexação da Crimeia relembram as do “Governo Nazista”, em 1938, pelas quais a Alemanha anexou os territórios da antiga Tchecoslováquia (atuais “República Tcheca” e  Eslováquia)[1].

Ele não foi o único a resgatar estas lembranças, pois, algumas semanas antes, Hillary Clinton, “Secretária de Estado dos Estados Unidos da America”, em entrevista a ABC também fez tais comparações[2][3], salientando que a desculpa apresentada pela Rússia para anexar a Crimeia se assemelha a desculpa apresentada pela “Alemanha Nazista”, que era dar proteção aos alemães residentes na Tchecoslováquia, Polônia e logo depois em toda a Europa.

Analistas apontam que as comparações realizadas sobre momentos históricos de natureza distintas, ocorridos para a consecução de fins e ideologias também diferentes (como foi o caso da “Alemanha Nazista” e é o atual da “Federação Russa”) a partir de um único ponto que é a preocupação legítima de proteção de populações contribui apenas para acirrar os ânimos e pode gerar mais tensão em um ambiente que necessita de capacidade diplomática de mediação para evitar o caos.

Percebendo o problema criado, a chanceler alemã Angela Merkel e o ministro das relações exteriores se apressaram em declarar que não compartilham da opinião de Schäuble. Porém, mesmo ponderando tais declarações, o “Ministério das Relações Exteriores da Rússia” considerou provocativos os comentários e através de uma nota oficial disse, que “um oficial de estado ocupando um alto cargo ministerial tem que ter suas palavras controladas[4].

—————————-

Imagem “Ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble” (Fonte):

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:HE_Dr_Wolfgang_Sch%C3%A4uble_(6257468800).jpg

—————————-

Fontes consultadas:

[1] Ver “Schäuble Says Putin’s Crimea Plans Reminiscent of Hitler” (31/03/2014):

http://www.spiegel.de/international/germany/schaeuble-compares-putin-moves-in-crimea-to-policies-of-hitler-a-961696.html

[2] Ver Hillary Clinton’s comparison of Vladimir Putin and Adolf Hitler checks out  (31/03/2014):

http://www.abc.net.au/news/2014-03-25/hillary-clinton-putin-hitler-comparison-checks-out/5325608

[3] Ver Hillary Clinton discusses the situation in Ukraine” (05/03/2014):

http://www.abc.net.au/news/2014-03-24/hillary-clinton-discusses-the-situation-in-ukraine/5341920

[4] Ver Comment by the Information and Press Department of the Russian Ministry of Foreign Affairs regarding statements by the German Minister of Finance, Wolfgang Schäuble” (03/04/2014):

http://www.mid.ru/BDOMP/Brp_4.nsf/arh/5C35A0ED6DD89CAA44257CB00053023C?OpenDocument

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!