LOADING

Type to search

Ministro da Defesa espanhol aprova venda de equipamentos militares à Venezuela

Share

O ministro da Defesa da Espanha, Pedro Morenés, declarou apoiar o comércio de material militar à Venezuela durante plenária do Parlamento espanhol na última quarta-feira, dia 18 de julho, informando ainda que uma delegação da empresa pública Navantia, que produz navios militares e civis de alta tecnologia, está em Caracas para vender seus produtos ao Governo venezuelano. A mesma empresa manteve desde 2005 uma parceria comercial com o Governo de Chávez, para quem vendeu 7 navios de patrulha.

 

Em resposta à afirmação de um Deputado da oposição de que a posição dos “Estados Unidos” em relação à Venezuela deveria condicionar o relacionamento espanhol com o país sulamericano, o Ministro sustentou que a Espanha não tem autorização para comercializar com o Governo de Chávez produtos militares que contenham componentes estadunidenses, remetendo ao veto dos “Estados Unidos” de 2005.

No entanto, confirmando soberania ao próprio país, Morenés considerou que a Venezuela “não é precisamente muito amiga dos Estados Unidos e cujo presidente, por certo, insulta um dia sim e outro não o presidente dos EUA, que é um grande amigo nosso, como também o é o presidente da Venezuela”*.

Segundo o “Stockholm International Peace Research Institute” (Sipri), as importações de armamentos na América do Sul cresceram 77% entre 2007 e 2011 em comparação com o período de 2002 a 2006, sendo que as compras por parte da Venezuela aumentaram 555% em cinco anos.

———————-

Fontes:

* Ver:

http://www.publico.es/espana/439767/morenes-dice-ahora-que-chavez-es-un-gran-amigo-de-espana?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:%20publico/portada%20(P%C3%BAblico.es%20-%20Noticias%20Portada)

——————————-

Ver também:

http://www.inforel.org/noticias/noticia.php?not_id=5367&tipo=2

Ver também:

http://exame.abril.com.br/economia/noticias/ministro-da-defesa-espanhol-apoia-o-comercio-de-material-militar-a-venezuela

 

Tags:
Isabella Soares Curce - Colaboradora Voluntária

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – campus Franca. Com atuação focada na área de Marketing Internacional, foi membro do Grupo de Estudos de Marketing Internacional (MKI), atuando também com a questão da inserção internacional de produtos agropecuários, além do mercado de luxo. No CEIRI NEWSPAPER escreve sobre temas relacionados ao Comércio e Economia Internacional.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.