LOADING

Type to search

“Ministro da Reconstrução do Japão” renuncia após uma semana no cargo

Share

No dia 5 de julho de 2011, o recém nomeado ministro da Reconstrução, Ryu Matsumoto, apresentou sua renúncia após repúdio coletivo por indelicadezas verbais, sendo a última no dia 3 de julho com Yoshihiro Murai, Governador de uma das áreas atingidas pelo terremoto de março de 2011.

O encontro com Yoshihiro Murai foi apenas uma das atitudes consideradas inadequadas de Matsumoto. Uma equipe de TV filmou o encontro no momento em que o Ministro recusou dar as mãos a Murai, que aparentemente estava atrasado para a reunião. “Quando uma visita aparece, você deve estar pronto para recebê-la. Você entendeu?”, disse Matsumoto em tons não amigáveis.

Matsumoto, de 60 anos, ainda afirmou que a atitude do governador Murai, 10 anos mais jovem e ex-membro das “Forças de Autodefesa”, não seria tolerada nas “Forças de Autodefesa”, onde os mais novos respeitam os mais velhos. O Governador respondeu com um sorriso.

Além do Governador, a imprensa também foi alvo de Matsumoto: “Isso não estará nas gravações, ok? Escrevam isso, e será o fim da suas empresas”. O vídeo em questão foi visto mais de um milhão de vezes no site “YouTube”, sendo legendado para vários idiomas. Em outros encontros, o Ministro ameaçou não mandar verbas a uma região, a não ser que as prefeituras tenham boas idéias de reconstrução.

Na segunda-feira, 4 de julho, Matsumoto se desculpou por ter abalado o sentimento das pessoas residentes nas áreas afetadas e ainda colocou a culpa em seu tipo sanguíneo, que é “B”. No Japão, há a crença de que o tipo sanguíneo define a personalidade das pessoas.

Jin Sato, prefeito de “Minami Sanriku”, uma área afetada, informou à “TV NHK” que os comentários feitos pelo Ministro afetaram os residentes, que querem ações rápidas para a reconstrução.

Um dia após a renúncia, o primeiro-ministro Naoto Kan assumiu a responsabilidade pelo ocorrido e pediu desculpas pelas indelicadezas do “Ex-Ministro da Reconstrução”. A renúncia de Matsumoto enfraquece ainda mais a posição de Kan, que havia criado o cargo na semana anterior. Tatsuo Hirano, o vice-ministro, substituiu Ryu Matsumoto.

Vídeo do encontro entre o governador Yoshihiro Murai e o então ministro Ryu Matsumoto com legendas em inglês:

Tags:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.