LOADING

Type to search

Ministro das Finanças do Irã é impichado pelo Parlamento

Share

No dia 26 de agosto de 2018, o Ministro das Finanças do Irã, Masoud Karbasian, sofreu processo de impeachment* pelo Parlamento, sob a acusação de desvalorização da moeda nacional (Rial iraniano) e pelo agravamento da situação econômica do país. Com 137 votos contra e 121 a favor de sua permanência, Karbasian retirou-se do cargo, concedendo-o a Ali Tayebnia. O novo Ministro das Finanças é descrito por diversas fontes periódicas como um acadêmico de pensamento reformista. Além do mais, ele já fez parte da equipe ministerial do presidente Hassan Rouhani durante os seus quatro primeiros anos de governo.

Após a acusação de 33 membros do Legislativo contra Karbasian, o processo de Impedimento prolongou-se por 10 dias, durante o qual o ex-Ministro foi submetido a diversos questionamentos sobre sua gestão econômica e financeira do país e sobre a alegada incapacidade de criação e implementação de políticas.

Ex-Ministro das Finanças, Masoud Karbasian

A administração Rouhani tem enfrentado múltiplos protestos contra a corrupção, em favor à liberdade feminina e, principalmente, sobre o agravamento da economia persa posteriormente a retirada dos Estados Unidos do acordo nuclear iraniano e da reimposição de sanções ao país. Somado a isso, a incerteza gerada em empresas europeias, asiáticas e do Oriente Médio instaladas no Irã tem como consequência o abandono das suas plantas fabris.

As sanções estadunidenses foram dividas em dois momentos. O primeiro pacote teve início no dia 6 de agosto, pelo qual, de acordo com documento do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, o Irã está sendo impedido de:

  1. Comprar ou adquirir dólar americano;
  2. Comercializar ouro e outros metais preciosos;
  3. Vender, fornecer ou comercializar metais como alumínio ou aço, bem como grafite, carvão e determinados softwares para integração de processos industriais;
  4. Vender ou comprar significativas quantidades de Rial iraniano, ou realizar manutenção de fundos ou contas fora do país utilizando Rial;
  5. Emitir dívida iraniana;

Além disso, todo setor automotivo foi sancionado. Já o segundo pacote entrará em vigor no dia 5 de novembro com a adição de outros seis impedimentos ao país.

Atual Ministro das Finanças, Ali Tayebnia

Desde que o anúncio foi realizado pelo presidente dos Estados Unidos, cerca de 200 empresas ocidentais que estavam registradas, e tentavam realizar atividades no Irã durante 2018, agora estão deixando o país. Adicionalmente, após o dia 6 de agosto, o valor do Rial iraniano (IRR) em relação ao dólar americano (USD) aumentou aproximadamente 30% entre os meses de abril e agosto. Enquanto que no dia 10 de abril, 1 dólar americano (USD) equivalia a 37.499,00 riais (IRR), no dia 9 de agosto 1 dólar americano (USD) passou a equivaler 48.906,00 riais (IRR).

Como consequência, a inflação elevou-se. Se no mês de abril (2018) a inflação estava por volta dos 7,9%, o mês de julho foi encerrado com 18% de inflação anual. Já a taxa de desemprego nacional subiu para 12,5% e entre os jovens elevou-se para 25%

Como resultado destes e de outros fatores, Ali Tayebnia assume o Ministério das Finanças com o papel de reverter o processo econômico interno enfrentado pelo Irã e recuperar a satisfação popular.

———————————————————————————————–

Nota:

* Por lei, o Parlamento iraniano, também conhecido como Majlis, tem o poder de decisão sobre o impedimento do exercício de cargo do Presidente e de seus Ministros. A nomeação dos Ministros é de responsabilidade do Presidente, no entanto, o Parlamento aceita ou rejeita o indivíduo indicado. Adicionalmente, o Presidente e/ou os membros do Parlamento têm o poder de enviar uma carta ao Legislativo solicitando o impedimento de algum Ministro.

———————————————————————————————–

Fontes Consultadas:

Imagem 1Parlamento iraniano, conhecido como Majlis” (Fonte):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Parlamento_do_Ir%C3%A3#/media/File:Iranian_Majlis.jpg

Imagem 2ExMinistro das Finanças, Masoud Karbasian” (Fonte):

https://en.wikipedia.org/wiki/Masoud_Karbasian#/media/File:Masoud_Karbasian_2018.jpg

Imagem 3Atual Ministro das Finanças, Ali Tayebnia” (Fonte):

https://en.wikipedia.org/wiki/Ali_Tayebnia#/media/File:Ali_Tayebnia_speaking_at_Conference_of_Monetary_policy_and_Currency_(cropped).jpg

Tamara Sopelsa - Colaboradora Voluntária

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Dentre as área de interesse estão Segurança Internacional, Geopolítica e estudos sobre o Oriente Médio. Escreve no CEIRI Newspaper sobre o Oriente Médio, particularmente sobre Irã e Iraque.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!