LOADING

Type to search

Moçambique e Índia devem ampliar cooperação econômica e na área de Defesa

Share

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, iniciou ontem, quarta-feira, dia 5 de agosto, sua visita a Índia[1], onde ficará até sábado, dia 8. A agenda tem como foco principal uma Visita de Estado, a convite do seu homólogo indiano, Pranab Mukherjee, com objetivo de reforçar a cooperação bilateral.

Nyusi também participará de dois Fóruns de Negócios na cidade de NovaDelhi e no Estado de Gujarat, além de visitas a empreendimentos econômicos ligados aos setores energético e da agricultura[1].

A área de Defesa também é um importante tópico a ser abordado pela Índia e Moçambique, em especial a cooperação em segurança marítima. Neste sentido, grupos de trabalho dos dois países vão se reunir em breve para elaborar conjuntamente as linhas estratégicas que nortearão a colaboração na área da Defesa[2].

———————————————————————————————-

Imagem (Fonte):

http://www.miramar.co.mz/var/ezflow_site/storage/images/jornalismo/balanco-geral/destaques-10-de-abril/mocambique-e-india-reforcam-cooperacao/108164-1-por-MZ/Mocambique-e-India-reforcam-cooperacao_medium.png

———————————————————————————————-

 [1] Ver:

http://www.portaldogoverno.gov.mz/por/Imprensa/Noticias/Presidente-Nyusi-visita-India

[2] Ver:

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=785099

Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.