LOADING

Type to search

Moçambique e Vietnã aprofundam laços de cooperação

Share

O Primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, realizou no início do mês de agosto de 2017 a viagem oficial à República Socialista do Vietnã, a convite do primeiro-ministro vietnamita Nguyen Xuan Phuc. O intuito da visita foi o aprofundamento das relações existentes nos âmbitos político, econômico, social e diplomático.

Nguyen Xuan Phuc, Primeiro-ministro do Vietnã

Como resultados dos diálogos entre os Primeiros-Ministros, foram assinados acordos de cooperação, dos quais se pode citar o acordo quanto à proteção da fauna e flora, voltada para o controle da caça furtiva e tráfico de espécies nativas – cujo projeto faz parte das indicações da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES). Dentro dessa perspectiva, também serão abordados temas como práticas de gestão e conservação do ambiente, bem como o intercâmbio de informações e tecnologias na área de pesquisa. Tal projeto de cooperação está ligado à prática ilegal de tráfico de marfim e chifres de rinocerontes, presente em regiões da África e da Ásia.

Na área educacional, busca-se a ampliação do fornecimento de bolsas de estudo. Atualmente, são disponibilizadas aproximadamente quarenta bolsas de estudo nas instituições vietnamitas para moçambicanos, destacando-se as áreas de agricultura, medicina, processamento de alimentos e ciências náuticas.

Nguyen Xuan Phuc, Primeiro-ministro do Vietnã

Outro aspecto abordado durante o encontro foi o desenvolvimento da cooperação técnica direcionada para o treinamento das autoridades moçambicanas, no que diz respeito à gestão e prevenção de desastres naturais. O Ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Isac Massamby, destacou que o próximo passo para a concretização desse processo inclui a identificação das áreas nas quais o Vietnã pode contribuir, tais como, tecnologias de salvamento e monitoramento de fenômenos naturais.

Por sua vez, o primeiro-ministro Nguyen Xuan Phuc saudou a iniciativa do Governo de Moçambique em buscar a ampliação das relações por meio da cooperação. O mesmo destacou que o Governo buscará continuar as trocas existentes. Complementarmente, acredita que as relações estabelecidas com Moçambique venham a possibilitar ao país uma abertura para mais diálogos com o sudeste asiático.

———————————————————————————————–                    

Fontes das Imagens:

Imagem 1 PrimeiroMinistro de Moçambique, Carlos Agostinho do Rosário” (Fonte):

https://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://zitamar.com/wp-content/uploads/2016/04/Carlos-Agostinho-do-Rosario.jpg&imgrefurl=http://zitamar.com/mozambique-imf-prime-minister-relations/&h=506&w=900&tbnid=uqoPwyWlSZfYWM:&tbnh=112&tbnw=199&usg=__oEq7pEuVWBVMachPbZY7IrwQ5GE=&vet=10ahUKEwjgo962kcbVAhWSPpAKHRLuAzIQ_B0IbTAK..i&docid=Eq_f6UDWiYwFHM&itg=1&sa=X&ved=0ahUKEwjgo962kcbVAhWSPpAKHRLuAzIQ_B0IbTAK&ei=6OSIWeCPCpL9wASS3I-QAw

Imagem 2 Carregamento de marfim” (Fonte):

http://1.bp.blogspot.com/jy3TfAdwmLI/USk_TKzrVFI/AAAAAAAAE1g/oHJCG9jitR8/s1600/trafico+marfil+elefantes.jpg

Imagem 3 Nguyen Xuan Phuc, Primeiroministro do Vietnã” (Fonte):

https://baotainguyenmoitruong.vn/dataimages/201704/original/images1882204_nguyen_xuan_phuc_2_zing.jpg

Lauriane Aguirre - Colaboradora Voluntária

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Dentre as áreas de interesse encontram-se Cooperação Técnica Internacional e Segurança Internacional. Como colaboradora do CEIRI Newspaper escreve sobre o continente africano, mas especificamente os países de língua portuguesa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!