LOADING

Type to search

Montadoras asiáticas permanecem investindo no Brasil

Share

A indústria automobilística brasileira continua com seu “temor” da Ásia. Ainda assim, as montadoras chinesas e indianas continuam no país, mesmo com aumento de impostos, e investirão mais para os próximos anos.

 

Atualmente, as marcas que ganham mais espaço e aumentam a preocupação dos empresários do setor no Brasil são as chinesas Chery e “Jac Motors”, empresas que já tem seus projetos de construção de fábricas no país. Agora, chegou a vez de mais uma empresa asiática direcionar-se para o Brasil: é o caso da montadora indiana “Tata Motors”.

Em entrevista concedida ao programa “Auto Esporte” da “TV Globo”, o diretor-gerente da empresa, Prakash M. Telang, afirmou que “de muitas maneiras o Brasil é parecido com a Índia, em termos de economia, comportamento, os hábitos de dirigir”*.

Os indianos não entraram no país no ano passado (2011) devido a mudanças feitas pelo governo brasileiro nas taxas do IPI, fazendo com que Sérgio Habib, do grupo SHC (que importa veículos da “JAC Motors”, Jaguar e “Aston Martin”), tivesse de elaborar novas estratégias para a entrada da empresa indiana no Brasil. A princípio, planeja-se entrar com modelos importados e revendê-los no mercado brasileiro, mas não foi abandonado o interesse de abrir uma fábrica no Brasil em um futuro breve.

Confirmada a entrada de mais automóveis importados a preços que “cabem no bolso” do consumidor brasileiro, a indústria nacional vai ter que inovar. Atualmente a “JAC Motors” é o principal “vilão” das tradicionais montadoras no Brasil. Para exemplificar, no mercado de sedã médio, o “J3 Turin” está disponível por um valor de R$ 38.900,00. Comparando-o com o “VW Voyage”, completo, o consumidor verá uma diferença entre 5 a 10 mil reais no valor final dos veículos.

———–

Fontes:

* Outras referências: Site da “Volks Wagen” (VW.com.br); “JAC Motors Brasil” e “Autoesporte TV Globo” (arquivos).

Ver:

http://www.indiabrazilchamber.org/?p=3834

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!