LOADING

Type to search

Share

A imprensa televisiva sul-coreana divulgou que a “Coreia do Norte” parou de emitir sinais que interferem nos sistemas de GPS de seu país. Segundo a agência “France Press”, citando algumas agências de comunicação sul-coreanas, desde as 8 horas da manhã de domingo (dia 13 de maio) os norte-coreanos não interferem no sistema de navegação da “Coreia do Sul”.

 

A notícia é positiva e deixa os sul-coreanos mais “seguros”, pois o sistema de navegação local é trabalhado com inúmeros sistemas alternativos para que se mantenha o mínimo de segurança nos mares, no céu e na terra. Porém, a possível mudança de atitude do vizinho ao norte ainda não é motivo para que as autoridades de Seulbaixem a guarda”. Um oficial militar declarou à agência Yonhap:  “Estamos observando de perto as atividades nas unidades militares em Kaesong, onde os sinais foram detectados como a origem”*.

Não se sabe o real motivo para que Pyongyang tenha parado de interferir no sistema de navegação. Se isso é um problema operacional das bases de onde se originavam os sinais, ou se o Governo norte-coreano tomou esta decisão deliberadamente.

——————

Fontes:

* VerYonhap”:

http://spanish.yonhapnews.co.kr/northkorea/2012/05/15/0500000000ASP20120515002900883.HTML

Ver também RTP notícias”:

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=553749&tm=7&layout=121&visual=49

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.