LOADING

Type to search

Share

Com a adoção do Acordo de Paris, referente às mudanças climáticas, as Nações Unidas (ONU) aproveitaram o momento para reforçar o papel da Cooperação Sul-Sul como instrumento de coordenação política dos países do sul, visando cumprirem as metas da Agenda 2030. Nesse sentido, a ONU lançou o Southern Climate Partnership Incubator – Incubadora de Parcerias do Sul para o Clima –, com o objetivo de acelerar os esforços dos países em desenvolvimento para criar e financiar parcerias com a intenção de lidarem com os desafios relacionados ao clima e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Incubadora será implementada pelo escritório do Secretário Geral da ONU e pelo Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC) e fará uso de plataformas abertas com foco para a formalização de parcerias dos países do Sul Global, em áreas como energia renovável, resiliência climática, cidades inteligentes e big data.

O Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, aproveitou sua fala para encorajar o compartilhamento de experiência entre os países, ao ressaltar que o aprendizado pode evitar a duplicação de políticas e o conhecimento de boas práticas. Dessa forma, as parcerias podem se expandir com maior agilidade e profundidade.

———————————————————————————————–

Imagem (Fonte):

http://ssc.undp.org/content/dam/ssc/images/news/2016/Secretary-General%20Addresses%20the%20Opening%20of%20the%20Paris%20Signing%20Ceremony%20Crop1.jpg

João Antônio dos Santos Lima - Colaborador Voluntário

Mestre em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco e graduado em Relações Internacionais na Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência como Pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no projeto da Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional (Cobradi). Foi representante brasileiro no Capacity-Building Programme on Learning South-South Cooperation oferecido pelo think-tank Research and Information System for Developing Countries (RIS), na Índia; digital advocate no World Humanitarian Summit; e voluntário online do Programa de Voluntariado das Nações Unidas (UNV) no projeto "Desarrollar contenido de opinión en redes sociales sobre los ODS". Atualmente, mestrando em Development Evaluation and Management na Universidade da Antuérpia (Bélgica) e Embaixador Online do UNV na Plataforma socialprotection.org.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!