LOADING

Type to search

“Negociações Nipo-Americanas” travam dentro do TPP

Share

O “Acordo Comercial” entre o Japão e os “Estados Unidos”, que estava sendo negociado dentro dos critérios da “Parceria Transpacífica” (TPP, sigla em inglês de “Trans-Pacific Partnership”), não foi realizado. Muitos temas englobados são divergentes e carecem de mais estudo entre as duas nações.

Segundo a emissora NHK japonesa, Tokyo e Washington manterão as negociações até o dia 24 de abril, porém, nem mesmo as autoridades japonesas sabem se haverá pelo menos um Acordo mínimo que possa agradar ambos os países. As 18 horas de negociações com a participação de funcionários de alto escalão nipônico e estadunidense terminaram sem êxito, muito devido as barreiras comerciais sobre produtos agrícolas.

Cinco categorias estão sendo discutidas dentro da área dos produtos agropecuários, destacando-se a questão das carnes bovina e suína, cuja as tarifas permanecem intocáveis. Os negociadores esperam avançar nas negociações com a expectativa de que o presidente norte-americano Barack Obama confirme o Acordo junto com sua contra-parte japonesa no final deste mês (abril), quando ele estará no Japão para importantes reuniões com funcionários de alto escalão do Governo nipônico.

———————————-

Imagem (Fonte):

 wikipedia

——————————

Fontes consultadas:

Ver NHK:

http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/portuguese/top/news01.html

Ver NHK:

http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/portuguese/top/news02.html

Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!