LOADING

Type to search

Share

O primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, busca meios para se aproximar do presidente chinês, Hu Jintao, e evitar que as tensões entre os povos da China e do Japão se agravem.
O caso das Ilhas Diaoyu (Senkaku, para o Japão) tem tornado o clima entre as populações  de ambos os países cada dia mais tensos, apesar de no campo diplomático ainda não ter surgido indícios graves de uma crise de maior intensidade ou de conflito bélico.

Incidentes, contudo, vem ocorrendo. Nesta semana, o carro do embaixador japonês, Uichiro Niwa, foi barrado em uma auto estrada de Beijing e um dos agressores arrancou a bandeira japonesa e cometeu outros delitos leves, sem, no entanto, realizar alguma agressão física com a autoridade do Japão.
O caso ganhou o noticiário nos dois países, mas, ao mesmo tempo, foi importante para apresentar elementos de que o Japão e a China estão trabalhando internamente para reduzir o sentimento antichinês e antijaponês, buscando cada Governo apaziguar seu respectivo povo.
Na China, o ato foi considerado “estúpido”, as autoridades estão investigando a situação e já comunicaram que os casos de desentendimentos, bem como a soberania das ilhas no “Mar da China Oriental” serão tratados de forma diplomática.
———————–
Fontes:

Ver:
http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/portuguese/top/news02.html
Ver:

http://www.globaltimes.cn/content/729463.shtml

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.