LOADING

Type to search

Noruega prepara-se para atender os refugiados de 2016

Share

A Noruega é um Estado humanitário por excelência, que incorpora o discurso e a prática da ajuda internacional em sua política externa. Para o Governo norueguês é importante contribuir com o alívio da necessidade dos que sofrem, sobretudo em zonas de conflitos, assim como promover formas de desenvolvimento em regiões periféricas do globo.

A nível internacional, destaca-se a fala do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Børge Brende, que afirmou: “o governo está a dar prioridade às áreas de educação para crianças e jovens, assistência humanitária e de saúde nos Estados frágeis. É através de nossos esforços, nestas áreas, que podemos fazer a maior contribuição para aliviar a necessidade, ajudando refugiados perto de zonas de conflito, prevenção de novas crises de desenvolvimento, e garantir o desenvolvimento a longo prazo nos países pobres[1].

Debaixo da meta proposta, a nível doméstico, os noruegueses esperam receber cerca de 33.000 pedidos de asilo em 2016 e buscam preparar-se para tal envergadura. O orçamento proposto para 2016, no âmbito de ajuda internacional, é de 34,8 bilhões de coroas norueguesas, que representa mais de 1% do rendimento nacional bruto do país (RNB)[1].

De acordo com a declaração do ministro Børge Brende, “Estamos agora a ter de tomar decisões difíceis e fazer alterações no orçamento de ajuda, a fim de ser capaz de receber os refugiados na Noruega e garantir que eles sejam tratados com dignidade[1].

De imediato, a administração da cidade de Oslo, capital da Noruega, planeja a construção de 3.000 centros de acolhimento, capazes de abrigar os refugiados que ingressam no país, contudo, nem tudo são flores, pois o Prefeito de Oslo, Raymond Johansen, já apelou ao Governo para controlar o quantitativo de refugiados, de modo a diminuir os pedidos sem fundamento, ainda que seja necessário o uso da polícia[2].

———————————————————————————————–

ImagemStortinget – Parlamento da Noruega” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/23/The_Parliament_of_Norway_%28Stortinget%29%2C_Oslo%2C_Norway.jpg

———————————————————————————————–

Fontes Consultadas:

[1] Ver Alterações no orçamento de ajuda devido à crise de refugiados”:

http://www.norwaypost.no/index.php/news/latest-news/31039 (Acesso: 13.11.2015)

[2] Ver Nordbey foi nomeado chefe de Oslo”:

http://www.osloby.no/nyheter/Tidligere-UDI-topp-Trygve-Nordby-skal-hjelpe-Oslo-med-flyktningkrisen-8240713.html (Acesso: 13.11.2015)

Tags:
Bruno Veillard - Colaborador Voluntário Júnior

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Política (PPG-SP), e Bacharel em Relações Internacionais pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro vinculado a Universidade Cândido Mendes (IUPERJ/UCAM). Atua na produção de notas analíticas e análises conjunturais na área de política internacional com ênfase nos países Nórdico-Bálticos e Rússia.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!