LOADING

Type to search

Nós podemos acabar com a fome, mas a mudança climática ameaça nossos esforços

Share

Políticas e investimentos em segurança alimentar e na agricultura deveriam estar no centro dos debates sobre as mudanças climáticas[1].

Esta é uma opinião compartilhada por José Graziano da Silva, DiretorGeral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), e por Stéphane Le Foll, Ministro da Agricultura da França. A Declaração foi emitida durante o Comitê de Segurança Alimentar Mundial, em referência à recente adoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e aos desafios para fechar um acordo sobre as mudanças climáticas antes da Conferência de Paris (COP 21).

De acordo com José Graziano da Silva, “Nós podemos acabar com a extrema pobreza e com a fome até 2030 […]. Nós sabemos o que funciona e temos as ferramentas para pôr em prática, mas a mudança climática ameaça destruir nossos esforços[2]. Além disso, o DiretorGeral da FAO destacou que os agricultores familiares, os pescadores e os silvicultores, maiores dependentes dos recursos naturais, são os menos responsáveis pelas mudanças climáticas e os primeiros a sofrer os efeitos destas. Complementarmente, Le Foll destacou a urgência que os líderes mundiais têm para achar um acordo tangível e com objetivos concretos para conter o aquecimento global.

Le Foll também destacou a importância em renovar os mecanismos agrícolas e a adaptação aos ecossistemas. Primeiro, devido a grande emissão de gases de efeito estufa, a sociedade precisa progredir com técnicas que consumam menos energia e que sejam mais econômicas. Entretanto, as tecnologias devem ser combinadas com o aspecto social, de forma a interligar mecanismos naturais para beneficiar a produção e se adequar a cada ecossistema.

———————————————————————————————–

Imagem (Fonte):

https://static.un.org/News/dh/photos/large/2015/October/10-14-2015FAO_France.jpg

———————————————————————————————–

Fontes Consultadas:

[1] VerUN News Centre”:

http://www.un.org/apps/news/story.asp?NewsID=52260#.ViEEb36rS72

[2] VerOnu Brasil”:

http://nacoesunidas.org/aquecimento-global-ameaca-objetivo-de-acabar-com-a-fome-no-mundo-ate-2030-diz-diretor-geral-da-fao/

Ver TambémFAO”:

http://www.fao.org/news/story/en/item/336488/icode/

João Antônio dos Santos Lima - Colaborador Voluntário

Mestre em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco e graduado em Relações Internacionais na Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência como Pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no projeto da Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional (Cobradi). Foi representante brasileiro no Capacity-Building Programme on Learning South-South Cooperation oferecido pelo think-tank Research and Information System for Developing Countries (RIS), na Índia; digital advocate no World Humanitarian Summit; e voluntário online do Programa de Voluntariado das Nações Unidas (UNV) no projeto "Desarrollar contenido de opinión en redes sociales sobre los ODS". Atualmente, mestrando em Development Evaluation and Management na Universidade da Antuérpia (Bélgica) e Embaixador Online do UNV na Plataforma socialprotection.org.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!