LOADING

Type to search

Share

A conhecida trégua das gangues de El Salvador de 2012 levou a negociações entre o Governo, representantes das gangues e atores da sociedade civil. No entanto, já no final de 2013 a trégua já era considerada fracassada e sem futuro.

No inicio do mês de setembro deste ano (2014) porta-vozes das quatro gangues do país – Mara Salvatrucha (MS13), Barrio 18, Mao Mao e Miranda Locos 13 – anunciaram uma nova fase da trégua de 2012, se comprometendo a acabar com os ataques entre grupos rivais e contra forças de segurança.  A promessa também envolve prevenir violência contra civis, parar o recrutamento forçado de jovens e aumentar os esforços para alcançar a paz no país[1].

Na declaração divulgada pelo site Insight Crime as gangues anunciaram “que nos últimos dias dividiram reflexões profundas a um nível nacional […] e concluíram que a situação de violência que assombra o país – os quais todos são vitimas – não pode levar a resultados positivos se eles não colaborassem[1] e que “ se nós (as gangues) somos parte do problema, podemos também ser parte da solução[1].

A divulgação da posição dos grupos também abriu um chamado ao Governo para apoiar a trégua. Foi pedido às autoridades apoio para os mediadores durantes as negociações entre os grupos. Entretanto, especialistas assinalam que a atual administração já demonstrou sinais de desinteresse em entrar em uma negociação como ocorreu em 2012. O Governo do presidente Salvador Sanchez Ceren tomou posse em junho deste ano e desde então as autoridades vem investigando os papéis dos mediadores da primeira trégua[2].

O site InSight Crime salienta que a proposta das gangues chega em um momento crítico onde muitos taques contra forças policias ocorreram[1]. É possível que uma trégua também aos ataques contra policiais possa trazer o Governo de volta à mesa de negociações. Resta aguardar para ver o quão eficiente esta nova trégua pode ser e ver se os grupos irão seguir no cessar de hostilidades na ausência de um acordo com o Governo[1].

—————————————————————————

ImagemNegociações da primeira trégua em 2012” (Fonte):

http://www.insightcrime.org/news-briefs/rival-el-salvador-gangs-announce-truce

—————————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.insightcrime.org/news-briefs/rival-el-salvador-gangs-announce-truce

[2] Ver:

http://www.insightcrime.org/news-briefs/el-salvador-investigates-gang-truce-negotiations

Laura Elise Messinger - Colaboradora Voluntária Júnior 1

Mestre em Relações Internacionais- IHEID (Genebra, Suíça) e Mestre em Estudos Avançados de Organizações Internacionais- UZH (Zurique, Suíça). Bacharel em Relações Internacionais -Unilasalle (Canoas, RS), intercâmbio na UNICAH (Tegucigalpa, Honduras). Especialidades: direitos humanos, direito internacional humanitário, segurança e paz, democratização e América Central. Experiências profissionais: ONU (DPA- MSU), BID (segurança cidadã) e ONG Geneva Call – Suíça.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.