LOADING

Type to search

Share

Após o afastamento por motivos de saúde de Ri Yong-ho do cargo de “Marechal do Exército” norte-coreano, o jovem Kim Jong-un, assim como ocorreu com seu falecido pai, foi condecorado com este Título. A condecoração já era esperada e a nomeação de Hyon Yong-chol como “Vice-Marechal e Chefe do Exército Popular da Coréia do Norte” se tornou um novo foco de atenção para os holofotes mundiais.

Hyon tem um bom currículo entre os militares norte-coreanos e sua experiência de campo é bastante comentada nas poucas aparições que se dão no noticiário local. Ele não é uma figura reconhecida internacionalmente e as reduzidas informações sobre o seu histórico se tornarão uma fonte de especulação para os estudiosos de Segurança na região.

 

Analistas vêm especulando sobre a real nomeação de Hyon, mostrando que o acontecimento é uma “dúvida” para os especialistas, principalmente pelo fato de alguns veículos de imprensa, como a “Associated Press”, terem mencionado que Ri Yong ho foi visto com Kim Jong-un alguns dias antes de seu afastamento. Esta aparição pública tornou “questionável” a versão oficial do afastamento de Ri, que foi um dos homens que mais ajudou o jovem Kim a assumir o posto de seu falecido pai.

Nos arquivos da KCNA (agência de notícias oficial da “Coréia do Norte”) os holofotes continuam sobre o líder máximo do país, mencionando o nome de Hyon em poucas notícias e, como foi dito, sem expor maiores informações sobre o mesmo. Nos próximos dias, é provável que haja muitas especulações sobre o real motivo de uma figura praticamente desconhecida pelos estrangeiros assumir um posto desta dimensão e importância no país.

—————————-

Fontes:

Ver:

http://spanish.yonhapnews.co.kr/news/2012/07/17/0200000000ASP20120717002300883.HTML

Ver:

http://www.independent.co.uk/news/world/asia/kim-jongun-hid-bloody-purge-of-top-brass-behind-north-koreas-national-grief-7582488.html?afid=af

Ver:

http://www.ctvnews.ca/world/mentor-to-n-korea-s-leader-loses-all-posts-1.880182

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.