LOADING

Type to search

Novo panorama político no País Basco poderá reacender as aspirações de independência da região

Share

No dia 21 de outubro, ocorreram eleições regionais na Galícia e no País Basco (Espanha). Ambas comunidades autônomas convocaram antecipadamente as eleições para renovar seus respectivos Parlamentos.

Ontem, dia 22 de outubro, os jornais espanhóis destacaram* a ascensão dos separatistas noPaís Basco” e uma vitória importante do primeiro-ministro Mariano Rajoy na Galícia. Outro grande destaque das eleições foi a derrota dos socialistas nestas regiões.

 

Na Galícia, o “Partido Popular” (PP) de Rajoy aumentou sua maioria absoluta, com 41 deputados, frente aos 38 que tinha até agora, enquanto os socialistas continuaram sendo a segunda força da região, com 18 deputados, com mais de 73% dos votos apurados. A coalizão “Alternativa Galega de Esquerda” conseguiu 9 deputados, na frente dos nacionalistas galegos que conquistaram 7 cadeiras.

No “País Basco”, o “Partido Nacionalista Basco” (PNV) foi o vencedor, com 27 assentos no Parlamento regional, enquanto que o “Euskal Herria Bildu”, a coalizão separatista de esquerda, ficou em segundo lugar na eleição, com 21 assentos. O “Partido Socialista”, de oposição, ficou em terceiro lugar com 16 vagas conquistadas, seguido pelo “Partido Popular”, em quarto, com 10 cadeiras.

O resultado no “País Basco” veio semanas antes das eleições regionais em outra região da Espanha, a Catalunha, onde os pedidos por um referendo sobre a independência catalã estão aumentando. Nesta conjuntura, há grande possibilidade de o PNV e o Bildu formarem uma coalizão para pressionar a realização de um Referendo com objetivo de decidir a independência basca.

—————————————

Fonte Consultada: 

* Ver:

http://www.cronista.com/internacionales/Las-elecciones-regionales-en-Espaa-ponen-a-prueba-el-gobierno-de-Rajoy-20121021-0003.html

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.