LOADING

Type to search

Share

Fontes oficiais anunciaram à imprensa que no domingo, 22 de julho de 2012, o candidato apoiado pelo atual governo da Índia, Pranab Mukherjee, foi eleito* o 13º Presidente da história do país e tomou posse ontem, quarta-feira, dia 25 de julho.

Por eleição indireta, Mukherjee obteve a maioria dos votos dos quase 5 mil deputados nacionais e regionais que participaram da votação, superando assim o candidato da oposição: Purno A. Sangma.

 

O “Sistema Eleitoral Presidencial” indiano, restrito aos parlamentares, utiliza o mecanismo de voto único transferível, com o qual cada eleitor tem a possibilidade de votar em mais de um candidato, mas estabelecendo uma ordem de preferência.

Além disso, no sistema indiano de eleição presidencial, o voto de um membro do Parlamento equivale a 708 votos de deputados estaduais, por isso Mukherjee obteve 713.937 votos e seu concorrente, Sangma, obteve 315.987 votos.

Neste país, o cargo de Presidente é praticamente cerimonial, mas analistas indicam que Mukherjee terá um papel essencial se nenhum Partido obtiver maioria no Parlamento após as eleições de 2014, quando então caberia a ele decidir quem formará o próximo Governo.

——————————————- 

Fonte Consultada: 

* Ver:

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,novo-presidente-da-india-toma-posse,905396,0.htm

 

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.