LOADING

Type to search

Novos avanços na integração Uruguai-Brasil em Montevidéu

Share

Durante os dias 25 e 26 de outubro, reuniram-se em Montevidéu os “Subgrupos de Trabalho de Integração Produtiva e Livre Circulação de Bens e Serviços” no marco do “Grupo de Alto Nível Brasil-Uruguai” (GAN Brasil – Uruguai), criado em dia 31 de julho passado pelos presidentes de Brasil e Uruguai, Dilma Rousseff e José Mujica, respectivamente.

 

No primeiro grupo, os principais avanços se refletem no setor de navios, onde o Uruguai apresentou um mapa de empresas para serem integradas a um catálogo de peças de navios, que se pretende seja certificado pelo Brasil. O “Ministério das Relações Exteriores do Uruguai” manifestou também seu interesse de acessar a mecanismos de financiamento como o “Fundo Naval Brasileiro” ou similar.  No setor eólico, continuaram as negociações para a construção de dois parques eólicos conjuntos entre UTE e Eletrobrás.

No entanto, no grupo de “Livre Circulação de Bens e Serviços” trabalhou-se numa agenda que inclua a articulação bilateral em mecanismos de consultas bilaterais, medidas sanitárias e fitossanitárias, regulamentação técnica e procedimentos de avaliação de conformidade, assim como também procedimentos aduaneiros simplificados e mecanismos para dirimir divergências*.   

Neste contexto, a imprensa informa que o vice-presidente da Câmara de Indústrias do Uruguai, Gabriel Murara, reuniu-se com o chanceler Luis Almagro para manifestar o temor do setor na perda de competitividade produtiva tendo em conta o avanço nas negociações com o Brasil.

A próxima reunião foi marcada para dia 12 de novembro em Brasília, onde se elaborarão as propostas para a reunião presidencial entre ambos os Presidentes em dezembro.

Publicados novos resultados da reunião no Rio de Janeiro**

No dia 5 de outubro, o chanceler uruguaio Luis Almagro e seu homólogo brasileiro, o ministro da relações exteriores Antônio Patriota reuniram-se no Rio de Janeiro para avaliar avanços e nomear responsáveis pelas negociações do GAN. Dias atrás, a Chancelaria uruguaia publicou novos avanços daquela reunião**. No referente às negociações do Mercosul com a União Européia, o ministro Patriota informou que na “Câmara de Comercio Exterior (CAMEX) foi iniciada uma consulta com empresas para determinar o interesse nas negociações com a Europa. Patriota mencionou o interesse de iniciar negociações também com o Canadá. Relativo à Presidência Pro Tempore do Brasil no Mercosul, ressaltaram-se temas vinculados a ciência, inovação e tecnologia, assim como intercâmbios estudantis e bolsas de estudo***.

————————-

[1] Imagem A presidente Dilma Rousseff recebe o presidente do Uruguai, José Mujica, no Palácio do Planalto – Brasília, em 2 de janeiro de 2011” (Fonte Wikipédia):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rela%C3%A7%C3%B5es_entre_Brasil_e_Uruguai

————————-

Fontes consultadas:

* Ver:  

http://www.mrree.gub.uy/frontend/page?1,inicio,ampliacion-ppal2,O,es,0,PAG;CONC;1961;11;D;avances-en-el-grupo-de-alto-nivel-brasil-uruguay;2;PAG;

** Ver tambémUruguai e Brasil avançam em integração bilateral e buscam reativar “Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul” (ZOPACAS):

http://jornal.ceiri.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3277:uruguai-e-brasil-avancam-em-integracao-bilateral-e-buscam-reativar-zona-de-paz-e-cooperacao-do-atlantico-sul-zopacas&catid=94:notas-analiticas&Itemid=656

*** Ver:

http://www.mrree.gub.uy/frontend/page?1,inicio,ampliacion-actualidad,O,es,0,PAG;CONC;128;2;D;encuentro-entre-el-canciller-almagro-y-el-canciller-patriota-en-rio-de-janeiro;3;PAG;

Tags:
Rafael Alvariza - Articulista Colaborador (Uruguai)

É mestrando em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS, Brasil) e Mestrando em Ciências Humanas - Opção Estudos Latino-americanos pela Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação, UdelaR, e Diplomado em Cooperação Internacional pelo Centro Latino-Americano de Economia Humana (CLAEH, Uruguai). Bacharel em Relações Internacionais, formado pela Faculdade de Direito, Universidade da República (UdelaR, Uruguai). Entre outras atividades, foi colaborador no projeto “Inovação e Coesão Social no Mercosul” (Secretaria Executiva de Mercocidades com financiamento da União Européia) e Consultor Jr. na ONG “Iniciativas para la Cooperación Internacional, el Desarrollo y la Integración Regional” (INCIDIR, Argentina).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!