LOADING

Type to search

Share

Os industriais têm claramente defendido a tese que o Brasil sofre atualmente um processo de desindustrialização*, contra-argumentando aqueles que defendem o aumento de outros setores, como os serviços, em detrimento da indústria na participação do “Produto Interno Bruto” (PIB).

 

No momento, os industriais têm mais duas questões lhes preocupando: o “aumento de custos derivados da mão-de-obra” (sempre ela) e o “aumento dos preços dos insumos”**. Desta vez não se mencionou o peso dos impostos no país: o atual Governo anunciou medidas para diminuí-los***, além das já aplicadas diminuições dos “Imposto sobre Produtos Industrializados” (IPI).

Surpreendentemente, apesar dos problemas apresentados, as montadoras PSA Peugeot Citröen e “General Motors” anunciaram a construção, em aliança, de uma fábrica no Brasil (Rio de Janeiro ou Minas Gerais)****. A notícia segue a tendência de outras fabricantes de veículos, após o anúncio de construção de um parque industrial pela montadora chinesa Chery*****.

————-

Fontes:

* Ver:

http://blogceiri.com.br/?p=5649

** Ver:

Mão de obra e insumos elevam os custos”. In: Folha de São Paulo, Mercado, p. B7. São Paulo, 20 maio 2012. Versão impressa.

*** Ver:

http://jornal.ceiri.com.br/2012/04/05/governo-anuncia-serie-de-pacotes-para-a-diminuicao-de-impostos/

**** Ver:

GM e Peugeot terão fábrica conjunta no país”. In: Folha de São Paulo, Poder, p. A16. São Paulo, 20 maio 2012. Versão impressa.

***** Ver:

http://jornal.ceiri.com.br/2012/03/29/chinesa-chery-quer-construir-parque-industrial-no-brasil/


Tags:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!