LOADING

Type to search

O novo presidente Petró Poroshénko promete acabar com o conflito no Leste da Ucrânia

Share

O Presidente eleito da Ucrânia, o empresário pró-ocidente Petró Poroshénko[1], prometeu acabar rapidamente com a insurreição separatistas no Leste do país, que pode provocar o corte do fornecimento do gás, afetando também a Europa. A Ucrânia deve pagar dois bilhões de dólares à empresa russa Gazprom como parte de um plano europeu que o país não aceita.

Há uma situação de guerra no leste da Ucrânia, a Crimeia foi ocupada pela Rússia e existe uma enorme instabilidade. Temos que fazer algo[2], disse Poroshénkona entrevista ao jornal alemão Bild, concedida ao lado do ex-campeão de boxe e futuro prefeito de Kiev, Vitali Klitschko[2].Ele afirmou que pretende manter o atual Governo com o primeiro-ministroArseníi Yatseníuk. “Não há planos para mudar”, declarou o empresário e Presidente eleito.
Kíev e Moscou travam uma batalha pelo gás que preocupa os países europeus, que recebem 25% do que consomem da Rússia. Moscou ameaçou cortar no início de junho o gás para a Ucrânia se Kiev, que acumula dívidas com a Gazprom de mais de três bilhões de dólares, não pagar o valor de junho com antecedência (US$ 1,66 bilhão).

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, garantiuapoio totala Poroshénko. De acordo com a Casa Branca, Obama contatou Poroshénko e sublinhou a necessidade de uma rápida implementação das reformas na Ucrânia para unir o país e desenvolver uma economia viável. O secretário de estado norte-americano John Kerry também declarou que Washington apoia o Presidente eleito[3].

Poroshénko revelou que pode fazer sua primeira viagem ao exterior no dia 4 de junho, com uma visita à Polônia, para o evento de celebração de 25 anos da independência daquele país[4].

——————————————

Imagem (Fonte):

http://bnt.bg/news/svyat/poroshenko-pecheli-izborite-v-ukrajna

——————————————

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://www.bbc.com/news/world-europe-26822741

[2] Ver:

http://www.bild.de/politik/ausland/vitali-klitschko/petro-poroschenko-im-exklusiven-bild-interview-frieden-ukraine-36169098.bild.html

[3] Ver:

http://www.usatoday.com/story/theoval/2014/05/27/obama-petro-poroshenko-ukraine-russia-europe-poland-g-7/9630051/

[4] Ver:

http://www.theglobeandmail.com/news/world/putin-poroshenko-both-set-to-attend-d-day-anniversary/article18884575/

Wladimír Tzinguílev - Bulgária

De nacionalidade Búlgara, é Mestre em Segurança Corporativa (2012) pela Universidade de Economia Nacional e Mundial (UNSS, Sófia). Atua na área de Segurança Pública, Segurança Corporativa e Diplomacia Corporativa com foco nos países do Leste Europeu, sendo referência em questões relacionadas a Península Balcânica, Turquia e Rússia. Atualmente é jornalista e editor de notícias internacionais da Televisão Nacional da Bulgária (BNT).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.