LOADING

Type to search

O próximo encontro de Chávez com Dilma e Cristina

Share

Nesta semana, quinta-feira, dia 1o de dezembro, a presidente do Brasil, Dilma Roussef viajará para a Venezuela, onde participará do encontroda “Cúpula Presidencial da ‘Comunidade da América Latina e Caribe’ (Celac)”, que ocorrerá nos dias 2 e 3 de dezembro. Neste dia da viagem está prevista reunião com o presidente venezuelano, Hugo Chávez.

 

Segundo divulgado pelos Órgãos oficiais da Venezuela, o presidente Hugo Chávez, receberá também para reunião bilateral a argentina Cristina Fernandez de Kirchner, que chegará em Caracas, na quarta-feira, dia 30 de novembro.

Alguns jornais estão afirmando que a reunião será trilateral, algo não confirmado pelas autoridades venezuelanas, uma vez que o próprios Chávez declarou apenas os encontros bilaterais. Em entrevista à rede oficial de televisão “VTV”, declarou: “Na quinta-feira a Dilma chega. Teremos reuniões bilaterais com Cristina (Kirchner), bilaterais com Dilma”*. Pode, no entanto, ocorrer a reunião conjunta, já que os horários são poucos.

De acordo com os diplomatas envolvidos nas preparação da reunião dos líderes regionais, os temas principais que estarão na pauta do Encontro são: a “crise econômica mundial”, as questões relativas ao “desenvolvimento sustentável” e os problemas da “inclusão social”.

Alguns observadores complementam que certamente haverá referências intensas à crise no Oriente Médio, principalmente em relação à “Crise Síria” e ao “Programa Nuclear Iraniano”, em especial por parte dos bolivarianos: Venezuela, Bolívia, Equador, Peru, Nicarágua, além e Cuba.

Com relação aos encontros de Chávez com Cristina e Dilma, alguns analistas apontam que serão tratadas questões de referentes ao MERCOSUL; aos investimentos dos governos dos três mandatários (Chávez, Dilma e Cristina) em projetos conjuntos; à intensificação das relações comerciais e questões referentes à retomada das conversações sobre os antigos projetos comuns na área de hidrocarbonetos. São, no entanto, especulações, pois não estão sendo divulgadas muitas informações sobre estas reuniões bilaterais entre os três presidentes.

——————–

Fontes:

* Ver:

http://dilma13.blogspot.com/2011/11/chavez-e-dilma-se-reunirao-na-quinta.html

Ver Também:

http://politika.jangadeiroonline.com.br/bastidores/dilma-se-reune-com-chavez-e-cristina-kirchner-esta-semana/

Ver Também:

http://www.bemparana.com.br/index.php?n=197433&t=dilma-se-reunira-com-chavez-e-cristina-kirchner

Ver também:

http://www.jornaldelondrina.com.br/brasil/conteudo.phtml?tl=1&id=1196683&tit=dilma-vai-a-venezuela-e-tem-reunioes-com-chavez-e-cristina-kirchner

Ver Também:

http://www.itamaraty.gov.br/temas/america-do-sul-e-integracao-regional/celac

Ver Também:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-11-27/dilma-vai-venezuela-esta-semana-e-tem-reunioes-com-chavez-e-cristina-kirchner

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.