LOADING

Type to search

O “Rio de Janeiro” se torna sede de um “ATP 500”

Share

Para os amantes do esporte, 2014 não será apenas ano de “Copa do Mundo de Futebol”. A “Associação dos Tenistas Profissionais” (ATP) comunicou esta semana que a partir de 2014 o “Rio de Janeiro” será sede de um “ATP 500”. Com o Torneio a ser disputado na cidade, o Brasil será palco de dois torneios profissionais masculinos, o “Brasil Open” (ATP 250) em São Paulo e o “ATP 500”, no “Rio de Janeiro”. Além das competições masculinas, o Brasil também sediará um Torneio do circuito feminino, ainda sem cidade sede, mas já programado para a temporada de 2013.

 

Um “ATP 500” é o terceiro em ordem de importância no circuito profissional de Tênis. Acima dele estão os “Grand Slams” (“Australian Open”, “Roland Garros”, Wimbledon e “US Open”) e os “ATP 1000” (“Indian Wells”, Miami, “Monte Carlo”, Madri, Roma, Canadá, Cincinnatti, Shangai e Paris).

A realização desses novos eventos esportivos em terras brasileiras é resultado de uma parceria entre a gigante do marketing esportivo internacional, IMG, e a EBX, de Eike Batista. Para os dirigentes da ATP, trazer um torneio deste porte para a “América do Sul” é uma oportunidade de fortalecer a presença da instituição na região.

Para a “América do Sul”, especialmente para o Brasil, é a chance de ter um Evento de tal dimensão por aqui, sabendo-se que o torneio do “Rio de Janeiro” será o único desse porte nesta região. Até pouco tempo, apenas Europa e EUA sediavam torneios importantes, hoje eles já acontecem em Dubai, México, China e Japão e a “America do Sul”, especificamente o Brasil, agora entra no clube.

Para o Brasil, significa também a oportunidade de se manter no palco e visível quando se pensar na realização de eventos esportivos, não apenas “Copas do Mundo de Futebol” ou Olimpíadas. Ao dar para o país a possibilidade de sediar um grande torneio, a ATP também ajuda a mostrar que existe um voto de confiança ao Brasil de que é capaz de cumprir com o dever anual de montar um torneio que receberá pessoas do mundo inteiro e necessita de infraestrutura mínima para sua realização.

Além de colocar o país no foco das possíveis sedes para realização de eventos esportivos, espera-se também que com a vinda do Torneio o esporte ganhe mais incentivos dos empresários brasileiros. Como vários observadores apontam, a história do Tênis nacional é prova de que somos mais do que o país do Futebol, necessitando apenas aproveitar as chances que lhe estão sendo dadas e receber investimentos adequados.

——————–

Fontes:

Ver:

http://www.atpworldtour.com/News/Tennis/2012/04/Features/ATP-Statement-Memphis-Rio-San-Jose.aspx

Ver:

http://tenisbrasil.uol.com.br/noticias/12670/ATP-500-no-Rio-e-confirmado-mas-fica-para-2014/

Ver:

http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/04/atp-confirma-que-rio-de-janeiro-recebera-torneio-de-nivel-500-em-2014.html

Tags:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!