LOADING

Type to search

Ocidente apóia rebeldes sírios com atividade de Inteligência

Share

O jornal alemão “Bild am Sonntag” informou ontem, domingo, dia 19 de agosto, que o “Serviço de Inteligência” alemão, o Bundesnachrichtendienst (BDN) – “Serviço Nacional de Informações”, em português – está dando apoio aos rebeldes e à oposição síria, coletando informações e repassando-as aos insurgentes por meio dos “Serviços de Inteligência” britânico e norte-americano.

 

Segundo informações divulgados pelo Jornal, o material é coletado por meio de embarcações localizadas próximo à costa da Síria e usam tecnologia capaz de coletar dados acerca da movimentação das tropas governamentais numa distancia de 600 km, o suficiente para antecipar as ações do Governo e permitir uma vantagem estratégica para a Oposição.

Também foi informado que agentes alemães estão estacionados na “Base da OTAN” de Adana, Turquia, de onde são acompanhadas as conversas telefônicas, as emissões de rádio e buscadas informações com fontes dentro do Governo Assad.

Um funcionário norte-americano declarou que “nenhum serviço de informação ocidental tem fontes tão boas na Síria”*. A opinião é respaldada indiretamente por funcionário do BDN não identificado que se mostrou orgulhoso do que a Inteligência alemã tem feito em apoio aos rebeldes. Segundo o “Bild am Sonntag”, ele declarou: “Podemos ficar orgulhosos da contribuição significativa que fornecemos para fazer o regime de Assad cair”*.

Analistas destacam que as atividades de inteligência fazem parte de qualquer situação de confronto, por isso estiveram e estão presentes em todas as crises no “Oriente Médio” e “Norte da África”. Lembram ainda que tais atividades ocorrem em ambos os lados, apenas não é comum divulgações deste teor, tanto que os Órgão responsáveis não se manifestaram a respeito na Alemanha e na Inglaterra.

Por isso, acreditam estar sendo mostrado para o mundo que agora o Ocidente está disposto a trabalhar diretamente para a queda de Assad, uma vez que a situação no país adquiriu um contorno de total descontrole e o aumento constante da violência assumiu configuração inaceitável para a comunidade internacional.

Neste sentido, esta atividade de inteligência se constitui de primeira etapa para um processo mais amplo que aparenta estar sendo preparado e deverá ser desencadeado assim que as condições se tornarem propícias.

———————-

Fontes:

* Ver:

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6088218-EI294,00-Espioes+alemaes+operam+em+frente+a+costa+da+Siria.html

——————————-

Ver também:

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE87I02120120819

Ver também:

http://www.dw.de/dw/article/0,,16177706,00.html

Ver também:

http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2012/08/19/mediador-internacional-para-a-siria-diz-que-nao-se-trata-de-evitar-a-guerra-civil-mas-de-lhe-por-fim


Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!