LOADING

Type to search

ONU cria grupo para estabelecer novo plano internacional sobre os “ODM pós-2015”

Share

Um “Painel de Alto Nível” foi criado pelo “Secretário-Geral” da “Organização das Nações Unidas”, Ban Ki-moon, para coordenar os esforços de projetos em prol da melhoria de vida das pessoas para além da data limite de 2015, que foi estipulada em 2000 como teto para se atingir os “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio” (ODM). A iniciativa está sendo feita porque não se acredita que eles serão alcançados até este ano.

 

Os atuais ODM são: (1) erradicar a pobreza extrema e a fome; (2) conseguir a escolarização primária universal; (3) fomentar a igualdade de gênero; (4) reduzir a mortalidade infantil; (5) melhorar a saúde materna; (6) combater as “Doenças Sexualmente Transmissíveis” (DSTs) e a Aids; (7) assegurar a sustentabilidade do meio ambiente e (8) impulsionar uma associação global para o desenvolvimento.

Para assessorar a criação de um novo plano internacional que atinja os ODM, o “Secretário-Geral da ONU” anunciou* no dia 30 de julho os 26 integrantes do grupo que será encarregado de identificar os novos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Entre eles estão quatro mulheres latino-americanas que fazem parte do chamado “Grupo de Alto Nível de Pessoas Eminentes”: (1) Vanessa Petrelli Corrêa (Brasil), a presidente do “Instituto de Pesquisa de Economia Aplicada” (Ipea); (2) María Ángela Holguín, Chanceler da Colômbia;  (3) Patricia Espinosa, Chanceler do México e (4) Gisela Alonso, a presidente da “Agência do Meio Ambiente de Cuba”.

———————————————-

Fonte Consultada: 

* Ver:

http://www.unmultimedia.org/radio/english/2012/07/un-chief-announces-panel-to-promote-sustainable-development/

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.