LOADING

Type to search

ONU critica ação francesa contra ciganos

Share

As recentes ações do governo de François Hollande, ao expulsar inúmeros ciganos do país*, foram fortemente criticadas pelo escritório de “Direitos Humanos” da “Organização das Nações Unidas”.

Rita Izsak, especialista da ONU em minorias, afirmou que “os ciganos são cidadãos da União Europeia e a minoria mais marginalizada da Europa. Lamentavelmente, estes atos demonstram que os ciganos nem sempre têm o mesmo direito de livre circulação e de residência, e continuam a experimentar um tratamento discriminatório”**.

 

De acordo com os especialistas das Nações Unidas, o Governo francês deveria oferecer melhores condições de moradia, uma vez que o “Direito Internacional” não permite expulsões coletivas.

Para a “Relatora Especial” da Organização, a brasileira Raquel Rolnik, “a remoção forçada não é a resposta apropriada e soluções alternativas devem ser buscadas para atender aos princípios dos direitos humanos. Garantias legais devem estar presentes nos locais, incluindo o fornecimento de alternativas habitacionais para assegurar que os indivíduos, particularmente crianças, mulheres, doentes e desabilitados, não fiquem vulneráveis ou sem lar”***.

——————————–

Imagens:

[1] Logo da República Francesa (Wikipédia).

[2] Ciganos no Campo de Concentraçãod e Belzec, em 1940 (Wikipédia).


———————————

Fontes:

* Ver:

http://jornal.ceiri.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3114:governo-de-hollande-nao-cumpre-promessa-eleitoral-e-expulsa-ciganos-da-franca&catid=94:notas-analiticas&Itemid=656

** Ver:

http://www.dw.de/dw/article/0,,16204637,00.html

*** Ver:

http://www.onu.org.br/especialistas-da-onu-pedem-que-franca-respeite-principios-de-nao-discriminacao-com-ciganos-desalojados/

Tags:
Thiago Babo - Colaborador Voluntário

Mestrando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (Usp); Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP). Colaborador do Núcleo de Análise da Conjuntura Internacional (NACI) e do Núcleo de Estudos de Política, História e Cultura (Polithicult). Experiência profissional como consultor de negócios internacionais. Atua nas áreas de Política Internacional, Integração Europeia, Negócios Internacionais e Segurança Internacional. No CEIRI NEWSPAPER é o Coordenador do Grupo Europa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!