LOADING

Type to search

Oportunidades em uma Itália em crise

Share

Embora a atual crise enfrentada pela Europa possa gerar a percepção de estagnação econômica, tendo como uma de suas bases os altos índices da dívida pública, novas oportunidades começam a mostrar possibilidades de ganhos neste momento de inúmeras incertezas.

 

Na Itália, a fragilidade do euro, desvalorizado, juntamente com a relutância dos Bancos italianos em financiar operações criaram o cenário perfeito para a atração de “Investimentos Estrangeiros Diretos” (mais conhecido por sua sigla, IED). Durante o último trimestre de 2009 e o terceiro de 2010, a Itália atraiu cerca 796 milhões de dólares, em IED. Já no período posterior, tais investimentos atingiram a marca de 6.6 bilhões de dólares.

Empresas italianas sem perspectivas de financiamentos por parte dos Bancos apostaram na atração de investidores, acionistas. A nomeação de Mario Monti, ex-membro da “Comissão Européia”, ao cargo de Primeiro-Ministro acalmou os temores dos investidores, outrora relutantes em apostar no país.

O grande motor de atração dos investimentos é o setor de produtos de luxo. Muitas empresas chinesas possuem dinheiro, mas poucas possuem uma marca consolidada no mercado internacional. Além deste mercado, setores de alta tecnologia, como a indústria automotiva, e de produtos alimentícios, estão atraindo a atenção de empresas chinesas e russas, principalmente, para as oportunidades que o mercado italiano oferece neste momento de crise.

———

Fonte:

The Economist. Versão Impressa. Volume 402, Número 8776. 17-23 de Março de 2012.

 
Tags:
Thiago Babo - Colaborador Voluntário

Mestrando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (Usp); Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP). Colaborador do Núcleo de Análise da Conjuntura Internacional (NACI) e do Núcleo de Estudos de Política, História e Cultura (Polithicult). Experiência profissional como consultor de negócios internacionais. Atua nas áreas de Política Internacional, Integração Europeia, Negócios Internacionais e Segurança Internacional. No CEIRI NEWSPAPER é o Coordenador do Grupo Europa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.