LOADING

Type to search

Share

No âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, os organismos regionais têm dedicado esforços para fortalecer o intercâmbio de conhecimento, mediante a Cooperação Sul-Sul (CSS) entre os países da América Latina e Caribe. Recentemente, os países membros do Comitê de Cooperação Sul-Sul da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL) aprovaram as linhas de ação para o período 2016-2018, que consistem na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável; na promoção de parcerias entre múltiplos atores; e no intercâmbio de experiências e boas práticas sobre metodologias e mensuração da CSS.

O órgão da CEPAL destacou cinco âmbitos prioritários para conciliar a agenda da CSS com o desenvolvimento sustentável, sendo elas: 1) a integração da Agenda 2030 aos planos nacionais de desenvolvimento e seus planejamentos; 2) a necessidade de alinhar os meios de implementação diante de contextos econômicos não favoráveis, com foco para C&T e o comércio intrarregional; 3) o fortalecimento da arquitetura regional para a sequência da Agenda 2030; 4) a melhoria das capacidades estatísticas dos países no contexto da revolução dos dados; e 5) a plena participação da sociedade.

Além da CEPAL, a Secretaria Geral Iberoamericana (SEGIB) pretende dar maior visibilidade para a CSS ibero-americana em 2018, ao melhorar as estratégias de comunicação, a visibilidade dessa cooperação nos espaços regionais e multilaterais e com o reconhecimento da opinião pública de cada país. Além dessa estratégia, a SEGIB também organizou a conferênciaExperiências em avaliação de políticas públicas e cooperação internacional frente à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

O evento buscou o intercâmbio de perspectivas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o ciclo das políticas, o desenvolvimento de ferramentas de monitoramento e a disponibilidade de estatísticas que permitam medir o avanço e os resultados para o cumprimento dos ODS nas políticas públicas.

———————————————————————————————–                    

Imagem (Fonte):

http://www.publicdomainpictures.net/view-image.php?image=72981&picture=de-maos-dadas-jigsaw

João Antônio dos Santos Lima - Colaborador Voluntário

Mestre em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco e graduado em Relações Internacionais na Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência como Pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no projeto da Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional (Cobradi). Foi representante brasileiro no Capacity-Building Programme on Learning South-South Cooperation oferecido pelo think-tank Research and Information System for Developing Countries (RIS), na Índia; digital advocate no World Humanitarian Summit; e voluntário online do Programa de Voluntariado das Nações Unidas (UNV) no projeto "Desarrollar contenido de opinión en redes sociales sobre los ODS". Atualmente, mestrando em Development Evaluation and Management na Universidade da Antuérpia (Bélgica) e Embaixador Online do UNV na Plataforma socialprotection.org.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!