LOADING

Type to search

Share

[:pt]

Concomitantemente aos recentes exercícios russos, a região balcânica é palco para novos treinamentos militares, dessa vez agenciados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em solo de seu mais contemporâneo postulante a membro, Montenegro. O exercício, chamado “Montenegro 2016” (Crna Gora 2016), consiste em treinamentos contemplando os 32 países signatários do Tratado, e teve início na última terça-feira (1º de novembro de 2016).

O cenário para as operações será de resposta a incidentes químicos e inundações – o que afetará a população da cidade montenegrina de Niksic. A mobilização de cerca de 680 participantes é a primeira em que Montenegro fará parte e contará com a participação também de membros associados, como Israel, Sérvia, Ucrânia, Bósnia, Kosovo, Azerbaijão e Finlândia.

O delegado do Governo montenegrino, Dusko Markovic, chamou a operação de um “grande momento para Montenegro” e espera que daqui a alguns o Estado adentre oficialmente ao rol de Estados-signatários da OTAN. Para a Organização, o treinamento é “baseado no camaradismo dos vários homens e mulheres que foram aqui chamados para o serviço conjunto em tempos de necessidade. Pessoas de diferentes países, culturas e vivências unidas aqui como um só”, como ficou marcado nas palavras do Assistente da OTAN para a missão, general John Manz.

A operação acontece após, recentemente, as eleições do pequeno país balcânico sofrerem uma tentativa de sabotagem por dissidentes sérvios, sobre a qual o Primeiro-Ministro eleito, Milo Djukanovic, culpou os vizinhos sérvios e a Federação Russa de terem se envolvido. Desde 2014, após o apoio montenegrino dado às sanções de alguns países do Ocidente para a economia russa, as relações entre Montenegro e a Rússia se deterioraram fortemente.

———————————————————————————————–                    

ImagemLogo of Accession of Montenegro to NATO” / “Logo da Ascenção de Montenegro a OTAN” – Tradução Livre (Fonte):

https://en.wikipedia.org/wiki/Accession_of_Montenegro_to_NATO#/media/File:Nato5.png

[:]

Matheus Felten Fröhlich - Colaborador Voluntário Júnior

Mestrando em Ciências Sociais pela PUC-RS. Bacharel em Relações Internacionais (2014), pelo Centro Universitário Univates de Lajeado - RS, realizou estudos em Segurança Internacional na Högskolan i Halmstad em Halmstad, Suécia (2013). Áreas de interesse em pesquisa são em Política Internacional, Segurança Internacional, Península Balcânica e etnias nas Relações Internacionais.'

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!