LOADING

Type to search

“País Basco” (Espanha) antecipa eleições

Share

Ontem, dia 21 de agosto, o governo do País Basco, na Espanha, anunciou que adiantará as eleições regionais. “Na reunião do conselho de governo que acabamos de celebrar, comuniquei a seus integrantes minha decisão de convocar as eleições ao Parlamento Basco para o dia 21 de outubro”*, anunciou o governante basco, o socialista Patxi López.

 

Há alguns meses, López havia declarado sua discordância com relação às medidas de austeridade implantadas pelo governo do “Partido Popular” em Madri. O posicionamento deixou López com minoria no Parlamento e, com isso, ele decidiu por convocar as eleições.

Conforme anunciado pelo governante, a votação ocorrerá no dia 21 de outubro, cinco meses antes do término previsto do mandato do atual Governo. As pesquisas de intenção de voto prevêem a vitória do “Partido Nacionalista Basco”, que governou a região por 20 anos, até a chegada de López ao poder. Em segundo lugar vem a “Coalizão pela Independência Basca” (Bildu), que inclui partidos proscritos nas eleições de 2009 por terem vínculos com o ETA, grupo reconhecido como terrorista pelos “Estados Unidos” e pela “União Europeia”.

———————

Fonte Consultada:

* Ver:

http://www.elnacional.com.do/internacionales/2012/8/21/131912/El-gobierno-vasco-convoca-elecciones-anticipadas-para-octubre

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.