LOADING

Type to search

Países da Unasul contra o “Golpe de Estado” brasileiro

Share

No último dia 19 de março, sábado, a Unasul, comunidade formada por doze países sul-americanos (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela) e temporariamente presidida pelo Presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez, foi acionada para uma reunião de emergência por um de seus membros, a Bolívia, por solicitação pessoal do presidente boliviano Evo Morales.

Morales, antigo aliado do ex-presidente Lula, a quem chama de “irmão mais velho”, e da presidente brasileira Dilma Rousseff, solicitou em um ato público que a Unasul se reunisse para defender a democracia no Brasil, para defender Dilma, para defender a paz, para defender o companheiro Lula e todos os trabalhadores, conforme suas palavras.

O que Morales propõe é que o presidente Tabaré Vásquez convoque a reunião o mais rapidamente “para que o grupo da Unasul expresse sua solidariedade e evite qualquer golpe do Congresso ou judicial. Este é o nosso grande desejo.

Em relação aos países da comunidade dos países sul-americanos, o Uruguai, a Venezuela e o Equador também demonstraram publicamente apoio à presidente Dilma, e Ernesto Samper, Secretário-Geral da Unasul, expressou solidariedade a Lula, afirmando que o Ex-Presidente brasileiro é vítima de um “linchamento midiático.

O que Evo Morales teme, justificando a convocação de uma reunião de emergência com todos os países que formam a Unasul, é que os Estados Unidos estejam preparando “um golpe ou uma intervenção militar”, sendo também esta a percepção da Venezuela. Dessa forma, o Presidente boliviano conclui afirmando para a emergência da situação, bem como o temor pelas situações brasileira e venezuelana, pois, na sua interpretação, “se houver golpe de Estado, novamente os trabalhadores irão se organizar em guerrilhas, haverá confrontos armados. Quem perde? O povo.

———————————————————————————————–

Imagem (Fonte):

http://brasilnomundo.org.br/noticias/oito-anos-de-unasul-a-nova-integracao/#.VvAwcdIrLIU

Jamile Calheiros - Colaboradora Voluntária

Bacharel em Relações Internacionais e Direito, com especializações em Direito Público Municipal e em Política e Estratégia. Aluna especial no Mestrado Acadêmico em Administração pela UFBa. Possui experiência na área jurídica adquirida em estágios em escritórios de advocacia, Petrobrás, Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. Tem experiência internacional, em Dublin – Irlanda. Diretora Institucional da BBOSS. Voluntária [email protected] - Project Management Institute – Capítulo Bahia, Diretoria de Alianças e parcerias desde Agosto de 2015.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.