LOADING

Type to search

Países da “Zona do Euro” aprovam novas medidas de ajuda a Grécia

Share

Os países da “Zona do Euro” concordaram hoje, 21 de julho, com um novo pacote de ajuda para a Grécia. O país deverá pagar juros menores, terá mais tempo para quitar seus compromissos e será beneficiado pela capitalização dos bancos.

 

O ajuste será realizado nas operações de crédito dos gregos junto à “Linha de Estabilidade Financeira Europeia” (EFSF, na sigla em inglês), órgão que emite títulos da dívida européia para obter recursos e repassá-los aos países em crise.

Com as mudanças anunciadas, os prazos de pagamento dos empréstimos passarão de 7,5 anos para 15 anos e os juros serão reduzidos de 4,5% ao ano para 3,5%. Além da Grécia, Portugal e Irlanda também serão beneficiados pela medida.

O EFSF terá também poder para recapitalizar os bancos por meio de empréstimos concedidos aos governos da “Zona do Euro”. Já o setor privado poderá escolher como ajudar a financiar a dívida da Grécia nos próximos anos, incluindo troca de dívida, rolagem de dívida ou recompra.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!