LOADING

Type to search

Paradiplomacia entre “Mato Grosso do Sul” e “Coréia do Sul”

Share

Ontem, segunda-feira, 11 de julho, o governador do estado do “Mato Grosso do Sul”, André Puccinelli, recebeu o “Cônsul Geral da Coréia do Sul”, Sang Shik Park, para reuniões visando estimular a cooperação entre a subunidade brasileira e o Estado coreano.

 

Puccinelli apresentou os incentivos do Governo estadual para o incentivo à promoção do desenvolvimento industrial, por intermédio do programa “MS Forte – Indústria”. As conversas podem gerar investimentos do governo sul-coreano que tem adotado a política de estimular o investimento de suas empresas públicas e privadas no exterior.

A idéia do político matogrossense do sul foi mostrar o amplo campo aberto para investimentos externos, uma vez que ele pretende desenvolver e estimular não apenas ramos diversificados da indústria, mas também a infra-estrutura de transportes, com projetos em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, campos em que a Coréia do Sul, por exemplo, tem grande “know how” e já executa trabalhos de parceria com alguns parceiros em outros países pelo mundo.

Nesta primeira reunião estiveram presentes representantes da “Korea Trade Promotion Agency” (Kotra); o cônsul de “Assuntos Econômicos da Coréia do Sul”, Jeong Hak Park, e a secretária estadual de “Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Mato Grosso do Sul”, Tereza Cristina da Costa Dias.

O governador brasileiro sugeriu que fossem marcadas duas outras Missões: uma nova da Coréia do Sul para conhecer melhor as potencialidades do Estado, apesar do “Cônsul Geral” já ser bem informado sobre a região e uma Comissão dos sul-matogrossenses para ir a Coréia, visando fortalecer os laços cooperativos.

——————————————

Fonte:

http://www.correiodoestado.com.br/noticias/missao-coreana-deve-visitar-o-estado_117348/

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!