LOADING

Type to search

Paraguai aprova o ingresso da Bolívia no Mercosul

Share

Na última segunda feira (dia 11), o Senado paraguaio aprovou a entrada da Bolívia no Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Para o representante da Comissão de Assuntos Constitucionais, Fernando Lugo (Frente Guasu), o ingresso da Bolívia permite o aprofundamento da integração regional e das zonas econômicas. Lugo afirmou ainda que a união entre os países da região é fundamental na correção das assimetrias sociais, na redução da pobreza, na cooperação e, também, na solidariedade.

Pela visão do Senador do Partido Colorado, Víctor Bogado, na figura de representante da Comissão de Relações Exteriores, a aprovação da entrada da Bolívia no MERCOSUL permitirá ao país atuar como sócio pleno e não apenas como membro associado, firmado no ano passado.  

Com efeito, o presidente boliviano Evo Morales mostrou-se animado com a possibilidade de a Bolívia tornar-se sócio pleno no MERCOSUL. Em outras ocasiões, o mandatário boliviano já havia manifestado interesse em aprofundar as relações com a união aduaneira.

Não apenas o Senado, mas também  o Executivo paraguaio enxergam com bons olhos a entrada da Bolívia. Para o Presidente do Paraguai, Horacio Cartes, o ingresso boliviano fortalece a região sul-americana.

———————————————————————————————–

Imagem (Fonte):

http://internacional.elpais.com/internacional/2016/03/29/mexico/1459202643_110679.html

Gabriel Sandino de Castro - Colaborador Voluntário 1

Mestrando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (NEPRI/UFU).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!