LOADING

Type to search

Parlamentares dos EUA aprovam orçamento de 690 BILHÕES de dólares para o “Departamento de Defesa”

Lucas Leite 27 de maio de 2011
Share

A “Câmara de Representantes dos Estados Unidos” (similar à “Câmara dos Deputados” brasileira) aprovou nesta quinta-feira (26/05) “Projeto de Lei” que estabelece em 690 bilhões de dólares o orçamento do “Departamento de Defesa” para o ano fiscal de 2012.A medida passou com extrema facilidade pela Câmara que é composta em sua grande maioria por representantes republicanos. A proposta teve 322 votos a favor, 96 contra e entre suas medidas estão o aumento salarial das tropas e auxílio às famílias de combatentes. De todo o orçamento aprovado, US$119 bilhões correspondem à operações no exterior, especialmente no Afeganistão.

 

O projeto ainda inclui normas quanto aos estrangeiros detidos em Guantánamo (base militar norte-americana localizada em Cuba), impossibilitando sua passagem ao território norte-americano.

Além disso, estabelece que terroristas capturados por tropas dos EUA sejam julgados por tribunais militares do próprio país – em contraste à possibilidade de serem julgados em seus próprios países ou tribunais ad hoc/internacionais.

O projeto ainda precisa ser aprovado pelo Senado norte-americano, de maioria democrata, que provavelmente segue a mesma linha defendida por Barack Obama de ir contra as propostas. O presidente norte-americano é contrário ao julgamento de terroristas por tribunais militares e à impossibilidade da transferência dos detidos.

Tags:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.