LOADING

Type to search

Partido Comunista da China consagra a liderança de Xi Jinping

Share

Xi Jinping é o primeiro mandatário da China desde Mao Tsé-Tung a ter o seu nome incluso na Constituição do país. O fato ocorreu após o término do Congresso Nacional do Partido Comunista (PCC), em outubro (2017). No ano passado (2016), o mandatário recebeu o título de líder central do PCC, acumulando ainda as posições de Secretário Geral, Presidente da República Popular da China e Chefe da Comissão Militar.

Imagem do 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China

A sua doutrina foi incluída no período em que Xi Jinping ocupa os principais cargos da direção do país, um fato emblemático. Normalmente, a doutrina dos líderes chineses é adicionada apenas após eles deixarem o poder e frequentemente após o falecimento do antigo mandatário. Aos olhos ocidentais isto pode parecer mero formalismo. Entretanto, a cultura chinesa valoriza altamente os rituais e práticas milenares de condução das relações políticas e sociais.

Todos estes fatores apontam para uma consolidação do poder do Presidente. Isto pode concretizar o fato de que o mesmo seja capaz de estender o seu mandato para além de 2022, permanecendo como Secretário Geral, um cargo de alta senioridade e influência. No âmbito doméstico, Xi Jinping conduziu uma campanha de punição e julgamento de oficiais envolvidos em casos de corrupção, fato que afastou cerca de 1,4 milhão de servidores do partido, consolidando sua imagem como um gestor eficiente.

A doutrina de Xi Jinping visa promover o “Socialismo com Características Chinesas”, fazendo uma clara alusão ao pensamento de Deng Xiaoping. Adicionalmente, o projeto busca promover o rejuvenescimento da nação, alcançando a meta de tornar a China uma sociedade próspera e um país socialista moderno, poderoso, democrático, civilizado e harmonioso até o ano de 2050.

Imagem da capa da Constituição da China

No âmbito da política externa, o mandatário visa uma maior projeção internacional através da busca por resultados (“striving for achievement”, na versão oficial inglesa do slogan). A sua maior iniciativa consiste na promoção das Novas Rotas da Seda (“Belt and Road Initiative”), plano que foi igualmente acrescido na Constituição do país.

Por outro lado, analistas mais críticos apontam que as conquistas políticas de Xi Jinping seriam vistas como ditatoriais em qualquer outro Estado. Argumenta-se que a China ainda tem um longo caminho pela frente, devendo trabalhar para a melhoria de suas condições ambientais, redução das altas taxas de desigualdade social, além de buscar reduzir a dívida pública do país, que vem crescendo rapidamente.

A China se encontra nos estágios iniciais de um importante processo de transição de sua economia para um modelo baseado no consumo e na inovação, fatores que deverão ser grandes testes para a capacidade de liderança de Xi Jinping nos próximos anos.

———————————————————————————————–                    

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Xi Jinping, mandatário da China” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fa/Xi_Jinping%2C_BRICS_summit_2015_01.jpg

Imagem 2 Imagem do 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/98/18th_National_Congress_of_the_Communist_Party_of_China.jpg

Imagem 3 Imagem da capa da Constituição da China” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9e/Front_cover_of_Constitution_of_the_Communist_Party_of_China_2007.jpg

 

Ricardo Kotz - Colaborador Voluntário

Mestrando no programa de Pós Graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando na linha de Economia Política Internacional. Possui especialização em Estratégia e Relações Internacionais Contemporâneas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Agente consular junto ao Consulado Honorário da França em Porto Alegre, atuando paralelamente no escritório RGF Propriedade Intelectual, no período de 2013-2015.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!