LOADING

Type to search

Partido do primeiro-ministro Vucic vence as eleições parlamentares na Sérvia

Share

De acordo com os resultados preliminares – considerando que o resultado oficial será somente informado durante a semana –, as eleições parlamentares do domingo, 21 de abril de 2016, consagraram a maioria dos votos ao Partido Progressista (SPS), do atual primeiro-ministro Alexsandar Vucic. Seu último Governo se caracterizou pelo caráter pró-União Europeia e pelas rodadas de negociação com Kosovo. 

O SPS liderou as votações com 51% dos votos; o Partido Socialista vem em seguida com 12% da totalidade dos votos e o terceiro na corrida eleitoral é o Partido Radical Sérvio, liderado por Vojslav Seselj, que estava sendo investigado pelo Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia, mas teve seus crimes absolvidos e pôde retornar ao Parlamento. Visto que a vitória se deu com um resultado expressivo, o Partido Democrático e o Partido Liberal Democrático pretendem questionar a validade dos resultados na Comissão Eleitoral do Estado, por eventuais fraudes.

No discurso de vitória, Vucic salientou o trabalho que o Governo tem feito desde que assumiu em 2012. Declarou: “sabemos onde ir, como assegurar o futuro e como trabalhar duro para chegar lá”. Em 2015, assinou um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), com valores próximos a 1,2 bilhão de euros (aproximadamente, 1,35 bilhão de dólares). O que Vucic aqui menciona são as medidas de austeridade impostas por tal Tratado, que deverão ser renegociadas com o Fundo.

Além das relações com o FMI, ele assegurou que “continuará com o caminho europeu e buscará acelerá-lo […] e preservar os laços tradicionais com a Europa Ocidental”. A coalisão de Vucic almeja adentrar à União Europeia em 2020, embora a escalada de mudanças, cujas questões ainda barram a entrada (relação com Kosovo e transparência de Governo, em grande maioria), têm demonstrado que tal pretensão seja de difícil cumprimento.

———————————————————————————————–

Imagem (Fonte):

http://s4.reutersmedia.net/resources/r/?m=02&d=20160424&t=2&i=1134309626&w=&fh=&fw=&ll=644&pl=429&sq=&r=LYNXNPEC3N0QV

Matheus Felten Fröhlich - Colaborador Voluntário Júnior

Mestrando em Ciências Sociais pela PUC-RS. Bacharel em Relações Internacionais (2014), pelo Centro Universitário Univates de Lajeado - RS, realizou estudos em Segurança Internacional na Högskolan i Halmstad em Halmstad, Suécia (2013). Áreas de interesse em pesquisa são em Política Internacional, Segurança Internacional, Península Balcânica e etnias nas Relações Internacionais.'

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.