LOADING

Type to search

A Península Balcânica é atingida pelas maiores inundações em 120 anos

Share

As piores inundações registradas em mais de um século na Sérvia e na Bósnia, dois países europeus da Península Balcânica, deixaram ao menos 49 mortos e obrigaram milhares de pessoas a deixar suas casas. Nos dois territórios, cerca de 50 mil moradores foram retirados das áreas afetadas pelas águas.

Já na Croácia, onde as tempestades atingiram a Região Leste, uma pessoa morreu e 15 mil foram afetadas. Nesta segunda-feira, dia 19, as escolas do país amanheceram fechadas.Os esforços das equipes de resgate estão concentrados no Rio Sáva, que, também na segunda, atingiu seu maior nível na Sérvia e na Bósnia[1].

Na Sérvia, muitas pessoas foram abrigadas em centros coletivos, principalmente em Belgrado, sob a supervisão de voluntários da Cruz Vermelha e de psicólogos. Os diques instalados por milhares de voluntários ao longo do Rio Sávae ao redor da central de energia Nikóla Tésla conseguiram conter a água. A central, localizada perto da cidade sérvia deObrénovats – uma das mais prejudicadas pelas inundações e responsável por produzir 50% da energia elétrica consumida no país –, estava cercada de água[2].

O Ministro da Energia, Aleksándar Ántitch, afirmou que a defesa do entorno era “crucial” para a estabilidade do sistema energético do país. O tenista sérvio Nóvak Djókovic – que chamou as inundações de “catástrofe bíblica” e apelou por ajuda da comunidade internacional – anunciou que doará às vítimas a totalidade do prêmio de 700 mil euros que recebeu ao conquistar o Masters 1000 de Roma.

Na Bósnia, onde um terço do território está debaixo de água, surge uma nova ameaça. Com os deslizamentos de terra, as autoridades advertiram sobre possíveis deslocamentos dos campos de minas terrestres da guerra que aconteceu entre 1992 e 1995. O número de minas é calculado em 120 mil. Ressalte-se que os painéis que indicavam as áreas com minas também foram destruídos[3]

—————————————–

Imagem (Fonte):

http://www.mediapool.bg/nad-20-sa-zhertvite-ot-navodneniyata-v-sarbiya-i-bosna-news220350.html

—————————————–

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://edition.cnn.com/2014/05/19/world/europe/balkans-flooding/

[2] Ver:

http://www.aljazeera.com/news/europe/2014/05/fresh-balkan-floods-prompt-more-evacuations-2014519221830884890.html

[3] Ver:

http://www.bbc.com/news/world-europe-27459184

Wladimír Tzinguílev - Bulgária

De nacionalidade Búlgara, é Mestre em Segurança Corporativa (2012) pela Universidade de Economia Nacional e Mundial (UNSS, Sófia). Atua na área de Segurança Pública, Segurança Corporativa e Diplomacia Corporativa com foco nos países do Leste Europeu, sendo referência em questões relacionadas a Península Balcânica, Turquia e Rússia. Atualmente é jornalista e editor de notícias internacionais da Televisão Nacional da Bulgária (BNT).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!