LOADING

Type to search

Share

No dia 7 de março, às vésperas do “Dia da Mulher”, o “Banco Interamericano de Desenvolvimento” (BID) destacou em seu site[1] um projeto realizado em “Vila Castelo”, uma aldeia de pescadores de 860 habitantes no estado brasileiro do Pará, no qual as mulheres pescam ao lado dos homens, uma realidade que foge à visão tradicional da pescaria realizada exclusivamente por homens.

O BID destaca a história de uma pescadora que diz que seu pai a ensinou a pescar ainda quando pequena. Ela afirma ter orgulho de ser pescadora e se sentir muito feminina. Na região, os homens valorizam esse trabalho das mulheres, respeitando-as e incentivando-as também.

Um dado interessante é que elas representam 58% da população de “Vila Castelo” e vem tendo um papel fundamental nos esforços para modernizar a pesca, tirar o ofício da informalidade e transformá-lo em um negócio totalmente formal.

De acordo com dados da “Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará” (SEPAQ) e da “Superintendência Federal da Pesca no Pará[2], o estado é o maior produtor de pescado do Brasil e quase 90% da produção está nas mãos de pescadores artesanais. 

Para auxiliar a formalização da atividade e modernizar o ofício, o “Governo do Estado do Pará”, com apoio do BID, está focando na capacitação das mulheres em gestão fiscal[3]. Esse programa pretende também facilitar o acesso das comunidades a bens de consumo e de capital. Com todos esses esforços, o estado paraense pretende aumentar sua produção pesqueira, estimulando a formalização e a modernização da pesca artesanal.

—————————————————–

Fonte Imagem:

http://delas.ig.com.br/comportamento/pescaria-elas-vao-invadir-sua-praia/n1597700499316.html

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.iadb.org/pt/noticias/artigos/2014-03-07/mulheres-pescadoras-no-estado-do-para-brasil,10748.html

[2] Ver:

http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=67035

[3] Ver:

http://www.iadb.org/es/proyectos/project-information-page,1303.html?id=BR%2DL1093

Enhanced by Zemanta
Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.