LOADING

Type to search

PKK anuncia retirada de território turco

Share

Bandeira do PKKNa semana passada (em 25 de Abril), o atual líder do “Partido dos Trabalhadores do Curdistão” (PKK, “Parti Karkerani Kurdistan”), Murat Karayilan*, convidou centenas de repórteres para uma comitiva, na base do PKK nas montanhas “Qandil donorte Iraquiano”. Nessa comitiva, foi anunciada a retirada dos guerrilheiros do PKK do território turco, assim como as suas bases. Também foi dado um prazo para o início da retirada, que será a partir de 8 de maio deste ano[1][2][3].

No mesmo encontro foi anunciado que o efetivo não será retirado inteiramente de uma vez, mas será realizado em fases, com cada destacamento sendo deslocado paulatinamente. Também foi alertado que, caso ocorra qualquer tipo de agressão por parte das forças militares turcas, a retirada será interrompida e haverá reciprocidade na resposta dessa agressão[4]. O PKK anuncia essa retirada três semanas depois do governo turco divulgar “medidas[5] que cumpriam com as reivindicações feitas pelo grupo.

———————————-

*MURAT KARAYILAN: Assumiu a liderança do PKK em 1999, quando Abdullah Ocalan foi preso pela Turquia. Murat Karayilan se manteve na condição de líder até os dias de hoje, assim como Abdullah Ocalan permanece preso e mantendo diálogo com governo Turco.

————————————————

Imagem  Bandeira do PKK” (Fonte): http://jornal.ceiri.com.br/wp-content/uploads/2013/05/krd%7Dpkk.gif

 

———————————————–

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-22304002

[2] Ver (Vídeo da Comitiva):

http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-22305066

[3] Ver:

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2013/04/25/partido-curdo-anuncia-retirada-da-turquia-a-partir-de-maio.htm
[4] Ver:

http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-22293966

[5] Ver:

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,pkk-impoe-condicoes-para-depor-luta-armada-contra-turquia,89331,0.htm

Tags:
Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!