LOADING

Type to search

Governo brasileiro deverá criar nova empresa estatal para exploração do pré-sal

Share

O governo brasileiro pretende criar uma nova empresa estatal para a exploração das reservas de petróleo, afirmou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, ao término da segunda reunião anual de gabinete encabeçada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

O novo marco regulador do petróleo prevê um sistema de partilha da produção entre o Estado e as empresas que ganhem as licitações para explorar a área do pré-sal. O pré-sal é uma área geológica localizada no Oceano Atlântico, cerca de 290 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em águas profundas cerca de 7000 metros abaixo do nível do mar.

O governo pretende também criar um fundo social com os benefícios do petróleo para financiar a educação, saúde pública e outros programas sociais, que deverão ser administrados pelo Ministério da Fazenda.

Segundo Lobão, os detalhes do novo “plano petróleo” serão apresentados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 15 dias por um grupo ministerial e, logo depois o projeto irá para o Congresso.
Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.