LOADING

Type to search

Plenário do Senado Brasileiro aprova novo Embaixador para a Bolívia

Share

Na terça-feira passada (dia 8), o Plenário do Senado Brasileiro aprovou o nome do diplomata Raymundo Santos Rocha Magno para ocupar o posto de Embaixador na Bolívia, vago desde 2013. Ele recebeu 59 votos a favor, dois contra e uma abstenção.

Na quinta-feira retrasada (dia 3), o novo Embaixador havia sido sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Durante a sabatina, Magno defendeu a importância de cultivar e concretizar boas relações com os países vizinhos, independente da ideologia. Para o diplomata brasileiro, O Brasil tem um papel preponderante na região e deve desempenhar esse papel para o fortalecimento da integração e do crescimento econômico, com respeito à soberania dos vizinhos e aos princípios democráticos que regem a vida do subcontinente[1].

Em 2013, as relações diplomáticas entre Brasil e Bolívia tornaram-se tensas, após a fuga do então senador boliviano Roger Pinto Molina para o território brasileiro, com ajuda de funcionários da Embaixada do Brasil na capital boliviana La Paz. Recentemente, o Conselho Nacional para Refugiados (CONARE) do Ministério da Justiça do Brasil, reconheceu Molina como refugiado político, conferindo-lhe asilo[2].

O Ministério das Relações Exteriores da Bolívia havia criticado a ausência de um posicionamento oficial do Brasil sobre o caso, uma vez que, segundo o Governo Boliviano, a decisão do CONARE em aceitar Pinto Molina na condição de refugiado era divulgada apenas pela imprensa não governamental[3].

———————————————————————————————-

Imagem (Fonte):
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/30802/itamaraty+promete+investigar+ingresso+de+senador+boliviano+no+brasil.shtml

———————————————————————————————-

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/09/08/plenario-aprova-novo-embaixador-brasileiro-na-bolivia

[2] Ver:

http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/09/01/cre-sabatina-na-quinta-feira-indicados-para-embaixadas-na-bolivia-e-em-honduras

[3] Ver:

http://www.ebc.com.br/noticias/politica/2015/09/bolivia-critica-falta-de-resposta-do-brasil-sobre-caso-pinto-molina

Gabriel Sandino de Castro - Colaborador Voluntário 1

Mestrando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (NEPRI/UFU).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!