LOADING

Type to search

Deputados e Senadores no Haiti criticam o plano de reconstrução do Governo

Share

O plano de reconstrução adotado pelo governo haitiano é objeto de muitas preocupações, por distintos setores da sociedade haitiana. Entre estes, destacam-se os Senadores e Deputados, muito críticos com respeito à metodologia e ao conteúdo do Plano.

Para o Senador da “Organização do Povo em Luta” (OPL), Hyppolite Melius, este documento foi submetido com menos de seis dias antes da organização de uma conferência internacional, na qual o governo irá apresentá-lo.

Para o deputado eleito sob a bandeira do partido presidencial, Steven Benoit, este Plano não corresponde às necessidades da população, por isso solicita um encontro entre o “Primeiro Ministro” e a “Câmara dos Deputados” para sua análise. De sua parte (o Deputado da terceira cidade do país, a cidade de Cayes, no sul), ele estima que o documento se caracteriza pela falta de consenso.

Para os observadores, o governo está mais interessado em controlar os fundos internacionais, no marco de um projeto continuista do atual regime. [Afirmam que] esta atitude sectária é uma mostra clara de uma atitude contrária à marcha da história, pois não foi medido o impacto do que ocorreu em 12 de janeiro. Esta tragédia tinha que se converter em uma oportunidade para a reunião da grande família haitiana, definindo um projeto de nação de longo prazo.

 

ORIGINAL

POLÍTICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL – Senadores y Diputados  en Haití critican el plan de reconstrucción del Gobierno

El plan de reconstrucción adoptado por el gobierno haitiano es objeto de muchas preocupaciones por distintos sectores de la sociedad haitiana. Entre estos sectores,  se destacan  los senadores y diputados muy críticos con respecto a la metodología y al contenido de este plan.

Por el Senador de la Organización del Pueblo en Lucha (OPL) Hyppolyte Melius, este documento ha sido sometido menos de 6 días antes  de la organización una conferencia internacional en la cual el gobierno va a presentar este plan. Es un comportamiento que impedirá a los actores reaccionar sobre el documento.

Para el diputado elegido bajo la bandera del partido presidencial,  Steven Benoit, este plan no corresponde a las necesidades de la población, por eso solicita un encuentro entre el primer ministro y la cámara de los diputados para analizar dicho plan. Por su parte, el Diputado de la tercera ciudad del país, la ciudad des Cayes en el sur,  estima que el documento es caracterizada por una falla de consenso.

Para los observadores, el  gobierno es mas interesado a controlar los fundos internacionales en el marco de un proyecto continuista del actual régimen. Esta actitud sectaria  es una muestra clara  de una actitud contraria a marcha de la historia,  no ha medido el impacto de lo que se ha ocurrido el 12 de enero. Esta tragedia   tenia que convertirse en una oportunidad para la reunión de la gran familia haitiana para la definición de un proyecto de nación a largo plazo.

Tags:
Jean Garry - Porto Príncipe (Haiti)

De nacionalidade haitiana, é formado em Marketing pela Universidad Interamericana de Santo Domingo, possui Pós-Graduação em Gestão de Projetos Sociais pela Universidad Autónoma de Santo Domingo e Mestrado em Economia pela Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). É graduado no Curso de Gerenciamento Social do Instituto de Desenvolvimento Social (INDES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, e do curso Gestão Estratégica do Desenvolvimento Social e Regional da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) em Santiago do Chile. Tem experiência como Gerente de Marketing em diversas empresas privadas e trabalhou como consultor em Desenvolvimento Comunitário do Ministério de Obras Públicas do Haiti e em diversos projetos de desenvolvimento.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.