LOADING

Type to search

Haiti: a festa da bandeira e da Universidade é convertida em protesto contra o Presidente Preval

Share

Em todas as cidades do país, milhares de pessoas acolheram positivamente o chamado da oposição política para manifestar-se contra as veleidades da “ditadura” do Presidente no dia da “Festa da Bandeira”, o 18 de maio, e reclamar sua saída antecipada do poder.

Numa cerimônia para comemorar os 207 anos de existência da bandeira, o Presidente Preval chamou todos os setores do país a trabalhar para preservar a unidade nacional e fortalecer o ambiente de estabilidade.

Para muitos analistas da situação política, esta chamada não tem o selo da sinceridade e teria melhor acolhida depois de 12 de janeiro, se aproveitasse da tragédia para reunir os haitianos no marco de um consenso histórico.

A oposição política deve aproveitar desta conjuntura e contribuir para preservação de um ambiente de estabilidade, chegando a um acordo com o Presidente Preval, pelo qual ele terminará seu mandato constitucional, impedindo de organizar eleições suspeitas e também firmar um pato de governabilidade duradouro.

ORIGINAL

POLÍTICA Y COOPERACIÓN INTERNACIONAL – Haití: la fiesta de la bandera y de la Universidad convertida en  Protesta en contra del Presidente Preval

En todas las ciudades del país miles de persona han acogido positivamente  el llamado de la oposición política para manifestar en contra de las veleidades de dictadura del Presidente el día de la fiesta de la bandera, el 18 de mayo y reclamar su salida anticipada del poder.

Sin embargo en una ceremonia para  conmemorar los 207 anos de existencia de la   bandera, el Presidente Preval ha llamado todos los sectores del pais a trabajar para  preservar  la unidad nacional y fortalecer el ambiente de  estabilidad.

Para muchos analistas de la situación política, esta llamada no tiene el sello sinceridad, hubiera tenido un mejor acogido después de  12 de enero para aprovechar de esta tragedia para reunir los haitianos en el marco de un consenso histórico.

La oposición política debe aprovechar de esta coyuntura  debe contribuir a preservar un ambiente  de  estabilidad, llegando  a un acuerdo con el Presidente Preval para que el terminara su mandato constitucional, impedirlo organizar elecciones fraudulentas y tambien firmar un pacto de gobernabilidad duradera.

Tags:
Jean Garry - Porto Príncipe (Haiti)

De nacionalidade haitiana, é formado em Marketing pela Universidad Interamericana de Santo Domingo, possui Pós-Graduação em Gestão de Projetos Sociais pela Universidad Autónoma de Santo Domingo e Mestrado em Economia pela Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). É graduado no Curso de Gerenciamento Social do Instituto de Desenvolvimento Social (INDES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, e do curso Gestão Estratégica do Desenvolvimento Social e Regional da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) em Santiago do Chile. Tem experiência como Gerente de Marketing em diversas empresas privadas e trabalhou como consultor em Desenvolvimento Comunitário do Ministério de Obras Públicas do Haiti e em diversos projetos de desenvolvimento.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!