LOADING

Type to search

Lula promete ajudar Préval na organização das eleições no Haiti

Share

Fontes oficiais informaram que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu ao presidente haitiano, René Préval seu apoio para sensibilizar os atores da comunidade internacional para a realização de eleições ao fim deste ano (2010).

Para o Presidente haitiano, que participou de um encontro privado com seu homólogo brasileiro no marco da “Cumbre Brasil-CARICOM”, a democracia garantirá a estabilidade e é uma condição para o desenvolvimento do Haiti. O CARICOM é uma comunidade de 14 países do Caribe e também é integrada pelo Brasil que tem um status de observador.

No entanto, os partidos da oposição no Haiti estimam que a conjuntura não é favorável para realizar eleições honestas e contestam a credibilidade e independência do “Tribunal Eleitoral”. Ademais, René Préval, nunca, durante seus mandatos, realizou processos eleitorais considerados limpos e participativos. A última eleição realizada por ele em 2009 terminou com uma onda de contestações geradas pelo próprio Vice-Presidente do “Tribunal Eleitoral”, que denunciou fraudes massivas a favor dos candidatos oficiais.

Deve-se recordar ao Presidente brasileiro, no marco de suas gestões pela comunidade internacional, que, a favor das eleições no Haiti, a democracia não se resume à organização de eleições, pois a qualidade das eleições e o respeito pelas instituições são muito mais importantes.

ORIGINAL

POLÍTICA Y COOPERACION INTERNACIONAL – Lula promete ayudar Preval en la organización de las  elecciones en Haiti

Fuentes oficiales han informado que el presidente Lula da Silva del Brasil ha prometido al Presidente haitiano, Rene Preval su apoyo para sensibilizar los actores de la comunidad internacional para la realización de elecciones para el fin  de este ano.

Para el Presidente haitiano quien ha participado en un encuentro privado con su homologo brasileño en el marco del cumbre Brasil-CARICOM,  la democracia garantizara la estabilidad y es una condición para el desarrollo de Haití. CARICOM es una comunidad de 14 países del  Caribe e integrada por Brasil que tiene un estatus de observador.

Sin embargo los partidos de la oposición en Haití estiman que la coyuntura no es favorable para realizar elecciones honestas y contestan la credibilidad y independencia del tribunal electoral. Además Rene Preval nunca durante sus mandatos  ha realizado procesos electorales limpias y participativos. La última elección realizada por el Presidente Preval en 2009 ha terminado con una ola de contestaciones generadas por el propio Vicepresidente del Tribunal electoral quien ha denunciado fraudes masivos a favor de los candidatos oficiales.

Lo que hay que recordar al presidente brasileño en el marco de sus gestiones acerca de la comunidad internacional a favor de las elecciones en Haití: la democracia no se resume a la organización de elecciones, pero  la calidad de las elecciones y el respecto de las instituciones son muchos mas importantes.

Tags:
Jean Garry - Porto Príncipe (Haiti)

De nacionalidade haitiana, é formado em Marketing pela Universidad Interamericana de Santo Domingo, possui Pós-Graduação em Gestão de Projetos Sociais pela Universidad Autónoma de Santo Domingo e Mestrado em Economia pela Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). É graduado no Curso de Gerenciamento Social do Instituto de Desenvolvimento Social (INDES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, e do curso Gestão Estratégica do Desenvolvimento Social e Regional da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) em Santiago do Chile. Tem experiência como Gerente de Marketing em diversas empresas privadas e trabalhou como consultor em Desenvolvimento Comunitário do Ministério de Obras Públicas do Haiti e em diversos projetos de desenvolvimento.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.