LOADING

Type to search

Membros do MERCOSUL reuniram-se para definir ação na negociação com a UE

Share

Os representantes dos países membros efetivos do MERCOSUL (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) reuniram-se, hoje, dia 10 de fevereiro, para definir os critérios que serão adotados na retomada das negociações entre o Bloco do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e a União européia (UE).

As negociações serão retomadas em março e estavam na pauta dos europeus, sendo prioridade para Espanha, que ocupa a cadeira rotativa da Presidência do Conselho europeu neste semestre.

O problema, segundo alegado, estava em definir critérios para a atuação da Argentina que se colocava contra qualquer medida que fosse contraposta ao seu protecionismo e está mantendo um comportamento de ignorar determinações da legislação do Bloco, realizando negociações comerciais e tarifárias bilaterais. Devido a este comportamento, o foco dos espanhóis seria o Brasil, independentemente dos demais membros, caso a discussão não caminhasse nas negociações interblocos.

O encontros serão retomados, mas, diante da aplicação do “Tratado de Lisboa”*, a situação ficou confusa, pois não se sabe como serão deliberadas as negociações na União Européia.

As reuniões de hoje pretendem definir uma postura comum do MERCOSUL, estabelecendo o que deve ser priorizado e quais são os pontos em que pode haver flexibilidade.

————————————————————

* Para maiores esclarecimentos acerca do Tratado de Lisboa, consultar as “análises de conjuntura” e “notas analíticas” de Daniela Alves sobre a União Européia, postadas no Site do CEIRI.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!