LOADING

Type to search

O Secretário Adjunto da OEA, Albert Ramdin visita o Haiti

Share

Uma Missão da “Organização dos Estados Americanos” (OEA), liderada pelo “Secretário-Geral Adjunto”, chega ao Haiti, hoje, dia 8 de abril, para avaliar a possibilidade de organizar as eleições no país em novembro deste ano.

Os membros desta missão deverão se reunir com o Presidente René Préval, o Primeiro-Ministro Jean Max Bellerive, os conselheiros eleitorais e outros setores implicados no processo.

Para o Embaixador Albert Ramdin, as consultas permitirão à organização hemisférica realizar um melhor trabalho no planejamento e preparação das próximas eleições, juntamente com os atores importantes da comunidade internacional. Albert Ramdin afirmou que é essencial garantir a continuidade e legitimidade das autoridades.

Esta visita intervém em um contexto eleitoral caracterizado por falta de confiança no governo de René Préval por parte dos partidos políticos e setores da sociedade civil. Além disso, as condições técnicas não serão reunidas até o final do ano: atualização dos arquivos eleitorais, depois de 300 mil mortos e mais de 800 mil deslocados, estimando-se que a população votante esteja ao redor 3,5 milhões de pessoas.

Para diversos setores da opinião pública esta visita não se deve converter em um apoio para o governo de René Préval, que procura realizar o mais breve possível um processo eleitoral [que será] fraudulento. Ao contrário, a visita deve ajudar a fortalecer as instituições eleitorais para um processo limpo, democrático e participativo.

ORIGINAL

POLÍTICA Y COOPERACIÓN INTERNACIONAL – El secretario adjunto de la OEA, Albert Ramdin visita Haití

Una misión de la Organización de los Estados Americanos (OEA), liderada por el Secretario General Adjunto debe llegar en Haití este  8 de abril para evaluar la posibilidad de organizar las elecciones en el país en noviembre de este ano. Los miembros de esta misión dialogaran con el Presidente René Préval, el Primer Ministro Jean Max Bellerive, los consejeros electorales y otros sectores implicados en el proceso.

Para el Embajador Albert Ramdin, las consultaciones permitirán a la organización hemisférica realizar un mejor trabajo en la planificación y preparación de las próximas elecciones con los actores importantes de la comunidad internacional. Albert Ramdin piensa que es esencial garantizar la continuidad y legitimidad de las autoridades.

Esta visita interviene en un contexto electoral caracterizado por una falta de confianza en el gobierno de René Préval por los partidos políticos y sectores de la sociedad civil. Además  las condiciones técnicas no serán reunidas en este  fin de ano: actualización de los archivos electorales después de  300 mil muertos y más de 800 mil desplazados etc. La población votante se estima alrededor 3,5 millones de personas.

Para muchos  sectores de la opinión pública, población, esta visita no debe convertirse en un apoyo para el gobierno de René Préval quien busca  realizar lo más pronto que posible un proceso electoral fraudulenta. Al contrario esta visita debe ayudar a fortalecer las instituciones electorales para un proceso limpio, democrático y participativo.

Tags:
Jean Garry - Porto Príncipe (Haiti)

De nacionalidade haitiana, é formado em Marketing pela Universidad Interamericana de Santo Domingo, possui Pós-Graduação em Gestão de Projetos Sociais pela Universidad Autónoma de Santo Domingo e Mestrado em Economia pela Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). É graduado no Curso de Gerenciamento Social do Instituto de Desenvolvimento Social (INDES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, e do curso Gestão Estratégica do Desenvolvimento Social e Regional da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) em Santiago do Chile. Tem experiência como Gerente de Marketing em diversas empresas privadas e trabalhou como consultor em Desenvolvimento Comunitário do Ministério de Obras Públicas do Haiti e em diversos projetos de desenvolvimento.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.