LOADING

Type to search

Rússia e Ucrânia trabalham para resolver questões de fornecimento de gás

Share

Ontem, segunda-feira, dia 25 de outubro, o Primeiro-Ministro da Rússia, Vladimir Putin, esteve em visita à Ucrânia, em contato com seu homólogo Mikola Azarov, para reunião do “Comitê de Cooperação Econômica Russo-Ucraniano”.

Foram objetivados vários acordos econômicos, energéticos, tecnológicos e comerciaiss. Segundo Azarov, os chefes dos governos irão assinar mais de uma dezena de acordos, dentre os mais importantes estão a edificação de uma fábrica de enriquecimento de urânio na Ucrânia e a criação de uma empresa mista no campo da construção de aviões.

O ponto principal é a resolução do problema de fornecimento de gás russo à Ucrânia e à Europa passando pelo território ucraniano. Segundo o Primeiro-Ministro ucraniano, “foram realizadas conversações com a União Européia, que manifestou vontade de realizar um encontro da Rússia, Ucrânia e UE para analisar a questão da modernização do sistema ucraniano de transporte de gás”.

Objetiva-se fazer os russos desistirem de construir o “Corrente do Sul”, o gasoduto para levar combustível da Ásia Central pelo Mar Negro e Sul da Europa, ladeando a Ucrânia, substituindo-o pelo projeto de modernização dos gasodutos que passam pelo sul da Ucrânia, os quais devem ter participação de europeus e russos.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!